Feira de Santana

Quixabeira da Matinha grava primeiro álbum para as plataformas de música

O disco ficará disponível a partir do dia 25 de fevereiro e recebe o nome da sua primeira faixa, “Vencedor de Batalhas”.

30/01/2025 11h33
Quixabeira da Matinha grava primeiro álbum para as plataformas de música
Foto: Ana Reis

Após 36 anos de atuação, o grupo de samba de roda Quixabeira da Matinha se prepara para lançar o seu primeiro álbum nas plataformas de música. O disco ficará disponível a partir do dia 25 de fevereiro e recebe o nome da sua primeira faixa, “Vencedor de Batalhas”.

O processo de gravação e mixagem foi realizado desde outubro de 2024, no estúdio quilombola da Casa do Samba Dona Chica do Pandeiro, na zona rural de Feira de Santana (BA) e contou com a dedicação do produtor musical e forrozeiro Kelvin Diniz.

Foto: Ana Reis

“Agora eu sigo para o meu estúdio, em Capim Grosso, para concluir a etapa final de masterização. Logo logo esse som estará espalhado pela internet e o mundo inteiro vai poder ouvir o samba contagiante da Quixabeira da Matinha”, explica Kelvin.

Foto: Ana Reis

Ensaios, curadoria de canções, reuniões e uma rotina imersiva fizeram parte da Residência Musical dessa produção que tem como resultado o registro de um acervo sonoro de reconhecida relevância para a salvaguarda do samba de roda da Bahia.

“Nossas chulas, corridos, nossa história, o samba de roda do nosso território sagrado agora vai estar disponível em todas as plataformas de música. Graças a um trabalho coletivo muito importante”, afirma Guda Quixabeira, produtor fonográfico da obra que reúne também diversas canções de sua própria autoria.

Foto: Ana Reis

O disco “Vencedor de Batalhas”, da Quixabeira da Matinha, conseguiu reunir 24 canções em 12 faixas. “A música da Quixabeira traz esse encontro bonito com as nossas raízes. Ficou claro que a banda imprimiu neste trabalho toda energia que a gente sente nos shows. Vai ser samba até umas horas. Eles merecem e nós também”, conta Kuelho, compositor de “Tributo a Coleirinho”, uma das faixas do álbum.

Foto: Ana Reis

Um circuito formativo gratuito fará parte da agenda de lançamento dessa obra. Em parceria com a Casa das Águas Comunicação e Cultura, nos dias 22 e 23 de fevereiro, vai acontecer mais uma edição do Painel de Comunicação e Cultura com três rodadas temáticas.

A primeira será sobre “Acessibilidade Cultural”, a segunda abordará o tema “Música independente e direito autoral” e a terceira rodada terá o grupo Quixabeira da Matinha contando sua história e fazendo o samba de roda contagiar o público presente. As informações sobre local, horário e painelistas serão divulgadas em breve.

Foto: Ana Reis

O “Disco Vencedor de Batalhas – Quixabeira da Matinha” é um projeto contemplado pelo edital da Prefeitura Municipal de Feira de Santana, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, com recursos da Lei Paulo Gustavo, Governo Federal.

A realização do projeto é do próprio grupo Quixabeira da Matinha e do coletivo Casa das Águas Comunicação e Cultura, fundado por Lore Cerqueira, produtora cultural que também assina a direção musical e a curadoria da obra, além de coordenar a comunicação do projeto.

Foto: Ana Reis

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Com nova adutora, Zé Neto comemora duplicação no fornecimento de água em Feira e mais cinco cidades da região até o final deste ano
Feira de Santana
Posto Policial do distrito de Maria Quitéria é reinaugurado com estrutura modernizada

Posto Policial do distrito de Maria Quitéria é reinaugurado com estrutura modernizada

A reestruturação do posto visa proporcionar mais segurança e dignidade tanto para os...
Feira de Santana
Prefeitura vai reativar Centro Integrado para oferecer cursos profissionalizantes

Prefeitura vai reativar Centro Integrado para oferecer cursos profissionalizantes

Acompanhado da secretária de Desenvolvimento Social, Gerusa Sampaio, o prefeito José...