Saúde

Qualificação profissional: peça-chave para o sucesso na odontologia, destacam especialistas

A busca por cursos de qualidade e a constante atualização são pontos cruciais para o sucesso na odontologia.

20/09/2024 18h52
Qualificação profissional: peça-chave para o sucesso na odontologia, destacam especialistas

A qualificação profissional tem se tornado essencial em todos os segmentos do mercado de trabalho, especialmente em áreas em constante evolução, como a odontologia. Em entrevista ao programa Jornal do Meio Dia (Rádio Princesa FM), os cirurgiões-dentistas Janaína Souza e Augusto II compartilharam suas visões sobre a importância da capacitação para o sucesso na carreira odontológica e como isso impacta diretamente na relação com os pacientes.

Segundo a Dra. Janaína Souza a qualificação é o que diferencia os profissionais em um mercado cada vez mais competitivo.

“A odontologia vem crescendo muito, inclusive com a quantidade de profissionais que estão sendo inseridos. O que vai diferenciar o profissional é a qualificação que ele tem. Quanto mais qualificado, mais destaque ele vai ter na profissão”, afirmou.

O Dr. Augusto II destacou que a odontologia, assim como outras áreas da saúde, exige constante atualização.

“Você, como profissional da área de saúde, tem que estar sempre atualizado, buscando melhores resultados nos seus procedimentos e encantando o paciente”, disse ele. Uma das áreas mais recentes e que vem ganhando destaque é a harmonização orofacial. “Essa é uma área que muda a vida das pessoas e dos profissionais que atuam nela”, completou.

A tecnologia também tem impactado diretamente as demandas de qualificação dos dentistas, como apontou a Dra. Janaína.

“A odontologia está em constante evolução, principalmente com a questão da tecnologia. Não adianta ter uma máquina e não saber utilizá-la, porque ao invés de trazer um benefício ao paciente, podemos acabar trazendo um prejuízo”, explicou.

Outro ponto levantado durante o bate-papo foi a importância da especialização na área. De acordo com o Dr. Augusto, a especialização vai além de cursos rápidos, proporcionando um conhecimento mais profundo e abrangente.

“A especialização é um título dado pelo Conselho Regional de Odontologia e pelo Conselho Federal de Odontologia. É um curso mais encorpado, que demanda qualidade dos professores, da instituição e dos alunos que se dedicam”, afirmou o especialista. Ele também ressaltou que os cursos rápidos não oferecem a mesma profundidade: “Saber tratar uma intercorrência é o mais difícil. E a especialização prepara o profissional para lidar com essas situações.”

Janaína complementou a fala, destacando a diferença entre especialização e cursos rápidos. “A especialidade oferece um aprofundamento dos assuntos, maior tempo para estudo e uma capacitação para lidar com intercorrências, enquanto cursos rápidos muitas vezes não preparam para isso”, pontuou.

Em relação às habilidades comportamentais e técnicas necessárias para se destacar na odontologia, o Dr. Augusto reforçou a importância de estar preparado para lidar com intercorrências.

“Nós, como professores, muitas vezes somos vistos como solucionadores de problemas. É fundamental entender a anatomia e planejar tratamentos adequados para cada paciente”, disse. Ele ainda destacou o uso da ultrassonografia na harmonização orofacial, tecnologia que ele e a Dra. Janaína trouxeram pioneiramente para Feira de Santana.

A relação entre o profissional e o paciente também foi tema da conversa, com destaque para o impacto da qualificação nesse vínculo.

“Muitos profissionais, sem a devida preparação, aplicam técnicas de maneira padronizada, resultando em uma desarmonização facial. Recentemente, vimos o caso de Sheila Carvalho, que removeu os preenchedores de sua face por se sentir desarmonizada. Isso impacta não apenas na aparência, mas no psicológico da pessoa”, alertou a Dra. Janaína.

Por fim, os especialistas mencionaram o 5º Congresso Brasileiro Harmoniza Brasil, o maior evento do segmento no Norte e Nordeste, onde ambos participarão.

“Estaremos lançando a especialização em harmonização orofacial aqui em Feira de Santana, algo inédito na cidade. Esse lançamento aconteceu já nesta quarta-feira, com nossos alunos inscritos”, anunciou a Dra. Janaína com entusiasmo.

A busca por cursos de qualidade e a constante atualização são pontos cruciais para o sucesso na odontologia. Como bem destacou o Dr. Augusto: “Menos é mais. A gente busca menos produtos e mais resultados, sempre de forma natural e suave”.

Comentários

Leia também

Saúde
“Risco de infarto cresce 30% após a menopausa”, alerta cardiologista

“Risco de infarto cresce 30% após a menopausa”, alerta cardiologista

Com o envelhecimento da população e a crescente participação das mulheres no mercado...
Saúde
Outubro Rosa: Especialista explica causas e prevenção da dores crônicas em mulheres

Outubro Rosa: Especialista explica causas e prevenção da dores crônicas em mulheres

Dr. Maurício de Almeida, especialista em dor, destacou que, além do câncer de mama,...
Saúde
Privação de sono pode aumentar o risco de câncer de mama, alerta especialista

Privação de sono pode aumentar o risco de câncer de mama, alerta especialista

Dra. Flávia Macêdo detalhou como a privação de sono compromete o sistema imunológico,...