Política

Lula venceria todos os adversários no primeiro e segundo turnos, diz nova pesquisa Quaest

A Quaest também simulou cenários de segundo turno para as eleições presidenciais de 2026; confira

16/12/2025 16h36
Lula venceria todos os adversários no primeiro e segundo turnos, diz nova pesquisa Quaest
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

A gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) registra empate técnico entre aprovação e desaprovação, segundo pesquisa Quaest divulgada nesta terça-feira (16). De acordo com o levantamento, 48% dos brasileiros aprovam o governo, enquanto 49% desaprovam. Outros 3% não souberam ou não responderam.

O cenário é semelhante ao da rodada anterior, realizada em novembro, quando a desaprovação superava a aprovação por três pontos percentuais (50% a 47%). Agora, a diferença caiu para um ponto, dentro da margem de erro.

Entre fevereiro e setembro, a avaliação negativa do governo foi predominante, com o pior momento registrado em maio, quando a desaprovação atingiu 57%, contra 40% de aprovação – uma diferença de 17 pontos. Em dezembro de 2024, no entanto, o quadro era mais favorável ao Planalto, com 52% de aprovação e 47% de desaprovação.

A pesquisa foi encomendada pela Genial Investimentos e ouviu 2.004 pessoas com 16 anos ou mais, entre os dias 11 e 14 de dezembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

Cenários eleitorais para 2026

No cenário de primeiro turno, o atual chefe do Planalto lidera a corrida eleitoral. O petista aparece como 39%, seguido de Flávio Bolsonaro (PL) com 23%; Ratinho Jr. (PSD) 13%, Renan Santos (MISSÃO) 2% e Aldo Rebelo (DC) 2%.

A Quaest também simulou cenários de segundo turno para o pleito do ano que vem, incluindo o nome do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Nas duas projeções, Lula aparece à frente dos adversários:

Em relação à rejeição, 54% dizem rejeitar Lula, enquanto Flávio Bolsonaro tem rejeição de 60%.

Avaliação por segmentos

O levantamento indica melhora na aprovação do governo entre católicos, grupo que até novembro apresentava empate técnico entre avaliação positiva e negativa.

Já entre os evangélicos, a desaprovação aumentou: 64% reprovam a gestão (eram 58% em novembro), enquanto 33% aprovam (ante 38%). A diferença entre os índices saltou de 20 para 31 pontos percentuais.

Por faixa etária, os eleitores de 35 a 59 anos passaram a demonstrar leve melhora na percepção do governo. Nesse grupo, 52% aprovam (eram 47%), enquanto 46% desaprovam (eram 50%), configurando empate técnico dentro da margem de erro específica do segmento, que é de três pontos.

Outras variações foram observadas por região, gênero, escolaridade, renda familiar, beneficiários do Bolsa Família e voto no segundo turno de 2022, sem alteração da tendência geral.

Reeleição em 2026

Cresceu o número de brasileiros que defendem uma nova candidatura de Lula em 2026. 43% afirmam que o presidente deveria disputar a reeleição, ante 38% em novembro. Já os que são contrários caíram para 55%, oscilação dentro da margem de erro.

Avaliação geral do governo

Na avaliação global da gestão, o cenário também apresentou leve melhora. O percentual de eleitores que consideram o governo positivo subiu para 34% (eram 31%), enquanto a avaliação negativa se manteve em 38%. Outros 25% classificam a gestão como regular.

A diferença entre avaliações positivas e negativas é de quatro pontos percentuais. Em maio, no auge da insatisfação, essa distância chegou a 17 pontos.

Áreas de maior e menor aprovação

O governo Lula é melhor avaliado nas áreas de apoio à cultura e às artes (46%), geração de empregos (40%), educação (40%) e promoção de oportunidades para todos (38%).

Por outro lado, os índices negativos são mais elevados em temas como combate à corrupção (55%), segurança pública (47%), gestão da economia (46%) e saúde (40%).

Comentários

Leia também

Política
‘Enquanto eles ganham na pesquisa, eu ganho nas urnas’, diz Jerônimo sobre 2026

‘Enquanto eles ganham na pesquisa, eu ganho nas urnas’, diz Jerônimo sobre 2026

"Lula hoje é presidente e tem possibilidade de entrar em novos eleitorados", afirma governador...
Política
Lula lidera o 1º turno em todos os cenários para a presidência, aponta pesquisa
Política
Lula manda CGU iniciar processo para demitir auditor flagrado agredindo mulher

Lula manda CGU iniciar processo para demitir auditor flagrado agredindo mulher

Presidente classificou a conduta do servidor como inadmissível e cobrou punição exemplar...