Feira de Santana

Publicado edital para eleição do Conselho Municipal da Pessoa Deficiente

O Conselho Municipal da Pessoa Deficiente (CMPD) de Feira de Santana publicou o Edital de Convocação de Eleição nº 001/2023 para a escolha das entidades/organizações que irão compor o quadro de Conselheiros do CMPD no biênio 2023 – 2025. O processo eleitoral visa garantir a representatividade e participação ativa da sociedade civil organizada, conforme determina […]

29/09/2023 10h15
Publicado edital para eleição do Conselho Municipal da Pessoa Deficiente
Foto: Ilustração/Marcus Aurelius/Pexels

O Conselho Municipal da Pessoa Deficiente (CMPD) de Feira de Santana publicou o Edital de Convocação de Eleição nº 001/2023 para a escolha das entidades/organizações que irão compor o quadro de Conselheiros do CMPD no biênio 2023 – 2025. O processo eleitoral visa garantir a representatividade e participação ativa da sociedade civil organizada, conforme determina a legislação vigente.

O Edital baseia-se nos Arts. 3º e 5º da Lei Municipal nº 1.748/1994 e na Lei Brasileira de Inclusão (Lei 13.146/2015 – Estatuto da Pessoa com Deficiência). A Comissão Eleitoral, aprovada e indicada pela Portaria nº 011/23, publicada no Diário Oficial Eletrônico do Município em 06 de setembro de 2023, tem a responsabilidade de conduzir o processo.

Entidades/Organizações da Sociedade Civil Organizada, legalmente constituídas há pelo menos um ano, com inscrição ativa no CMPD ou em processo de inscrição, podem participar do pleito eleitoral. O processo busca representantes de diversos segmentos, como clubes de serviço, organizações religiosas, deficientes físicos, APAE, e entidades comunitárias.

As inscrições serão realizadas de 02/10 a 06/10/2023, das 08:00 às 12:00 e das 13:30 às 16:30, no Conselho Municipal da Pessoa Deficiente, localizado na Casa dos Conselhos, à rua Osvaldo Cruz, nº 165, bairro Kalilândia.

As entidades/organizações devem apresentar documentação que comprove sua existência e funcionamento, incluindo CNPJ atualizado, ata da eleição e posse da diretoria em vigência, relação nominal dos membros da diretoria, entre outros documentos. Representantes de pessoas com deficiência também devem apresentar documentos específicos.

O processo eleitoral será realizado em plenária no dia 19 de outubro de 2023, na Sala de Reuniões da Casa dos Conselhos. As entidades/organizações habilitadas poderão fazer uma apresentação oral sobre suas atividades e compromissos na área da pessoa com deficiência.

Ao final do processo, a Comissão Eleitoral proclamará os resultados na Plenária de Eleição, registrando em ata. A lista dos eleitos será publicada em mural da Casa dos Conselhos ou em jornais locais e no Site Oficial.

As(os) conselheiras(os) titulares e suplentes serão nomeados pelo prefeito Colbert Filho, através de Decreto Municipal, e empossados em solenidade previamente agendada.

O Edital destaca que a função de membro do Conselho é considerada de interesse público relevante e não é remunerada. As entidades/organizações que já possuem assento no CMPD podem concorrer à reeleição, desde que atendam às exigências estabelecidas.

*SECOM/PMFS

Comentários

Leia também

Feira de Santana
CDL promove evento para impulsionar vendas e capacitar empresários

CDL promove evento para impulsionar vendas e capacitar empresários

Evento acontece dia 24 de maio, reunindo especialistas para debater inteligência artificial...
Feira de Santana
Aluguel garantido se consolida como alternativa segura para proprietários de imóveis em Feira de Santana

Aluguel garantido se consolida como alternativa segura para proprietários de imóveis em Feira de Santana

A iniciativa oferece segurança, previsibilidade e rentabilidade para quem vive de renda...
Feira de Santana
Projeto de lei propõe faixa exclusiva para motociclistas em Feira de Santana

Projeto de lei propõe faixa exclusiva para motociclistas em Feira de Santana

Inspirado em modelos já implantados em outras capitais, como Salvador, o projeto sugere...