Feira de Santana

Publicado decreto de Situação de Emergência por conta das chuvas em Feira

Somente na tarde desta terça foram registrados 65mm em 4 horas

21/02/2024 17h45
Publicado decreto de Situação de Emergência por conta das chuvas em Feira
Foto: divulgação

A Prefeitura de Feira de Santana, por meio do decreto nº 13.251, publicado em edição extra do Diário Oficial Eletrônico do Município nesta quarta-feira (21), declarou Situação de Emergência em áreas do município afetadas por uma tempestade local convectiva. Esta medida, conforme portaria nº 260/2022 MDR, visa responder aos danos causados pelas fortes chuvas que atingiram a região no dia 20 de fevereiro de 2024.

O prefeito Colbert Martins da Silva Filho, embasado em suas atribuições legais conferidas pela Lei Orgânica Municipal e pela legislação federal pertinente, destaca a necessidade urgente de mobilização para lidar com os desdobramentos desse desastre natural.

O relatório preliminar emitido pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil indica danos materiais, ambientais e prejuízos econômicos e sociais significativos decorrentes das chuvas. A situação de anormalidade, agravada pelas chuvas intensas, demanda uma resposta imediata por parte do poder público.

O decreto autoriza a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a coordenação da COMPDEC (Coordenação Municipal de Proteção e Defesa Civil), nas ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário e reconstrução. Além disso, permite a convocação de voluntários e a realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade para facilitar as ações de assistência à população afetada.

Em conformidade com a Constituição Federal e legislação pertinente, o decreto autoriza também medidas como a penetração em residências para prestar socorro e o uso de propriedade particular em casos de iminente perigo público, assegurando a indenização posterior aos proprietários.

O documento prevê o início de processos de desapropriação por utilidade pública de propriedades localizadas em áreas de risco intensificado de desastre, visando garantir a segurança da população. Além disso, dispensa a licitação nos casos de emergência ou calamidade pública, quando caracterizada a urgência de atendimento da situação.

Este decreto tem validade por 180 dias e entra em vigor na data de sua publicação, buscando garantir uma resposta rápida e eficaz às necessidades emergenciais decorrentes das chuvas que assolam Feira de Santana.

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Jovem feirense que trabalhava como ambulante é destaque em desfile internacional

Jovem feirense que trabalhava como ambulante é destaque em desfile internacional

Matheus Hava vendia sacolés e acarajés e estreiou hoje na semana de moda de Milão
Feira de Santana
Daniel e Saulo agitam a abertura do Arraiá de Feira neste sábado (21)

Daniel e Saulo agitam a abertura do Arraiá de Feira neste sábado (21)

Com a mistura entre sertanejo e forró, o evento traz a pluralidade dos ritmos e reforça...
Feira de Santana
Idoso morre após um mês internado em decorrência de acidente entre bicicleta e moto

Idoso morre após um mês internado em decorrência de acidente entre bicicleta e moto

Ele estava internado na unidade de saúde desde o dia 15 de maio, após se envolver em...