Política

PT pretende articular devolução simbólica do mandato de Dilma Rousseff

O presidente da República Lula ressaltou a necessidade de uma discussão sobre como reparar a primeira presidenta do Brasil

28/08/2023 07h35
PT pretende articular devolução simbólica do mandato de Dilma Rousseff
Foto: Ricardo Stuckert/PR

A ex-presidente Dilma Rousseff, afastada do cargo em 2016 por um golpe constitucional com base na lei do impeachment, poderá ter uma devolução simbólica de seu mandato. Esta é a atual prioridade da presidente nacional do PT, a parlamentar federal Gleisi Hoffmann, que divulgou que o partido irá coordenar no Congresso Nacional uma proposta de resolução visando a uma representação simbólica do mandato presidencial da primeira presidenta do Brasil. A notícia foi veiculada na coluna Painel, do jornal Folha de São Paulo.

Nesse sábado (26), durante entrevista em Luanda, capital de Angola, o presidente da República Lula (PT) ressaltou a necessidade de uma discussão sobre como reparar Dilma, que atualmente é presidente do banco dos Brics.

“Agora vou discutir como que a gente vai fazer, não dá para reparar os direitos políticos se ela quiser voltar a ser presidente, porque eu quero terminar meu mandato. Mas é preciso saber como reparar uma coisa que foi julgada por uma coisa que não aconteceu”, disse Lula.

No decorrer da terça-feira (23), o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) ratificou, com 3 votos a 0, a determinação de primeira instância que deliberou pelo encerramento da ação de improbidade em relação a Dilma no contexto das pedaladas fiscais, que deu origem ao processo de impeachment.

“Entendo que cabe um projeto de resolução nesse sentido com base na decisão do TRF-1, que deixa claro que o impeachment foi uma grande farsa, que a história das pedaladas foi uma armação, literalmente um golpe. A Dilma e a história do Brasil merecem isso”, disse Hoffmann à coluna.

*Metro 1

Comentários

Leia também

Política
João Roma detalha reencontro entre Bolsonaro e Valdemar Costa Neto

João Roma detalha reencontro entre Bolsonaro e Valdemar Costa Neto

O encontro ocorreu após a revogação da medida imposta pelo ministro Alexandre de Moraes,...
Política
Polícia Civil identifica adolescentes investigados por planejar ataques contra moradores de rua em Camaçari

Polícia Civil identifica adolescentes investigados por planejar ataques contra moradores de rua em Camaçari

A apuração teve início após um crime semelhante ocorrer no Rio de Janeiro. Os crimes...
Política
Gleisi rebate bolsonaristas e defende Lula: ‘Presidente que mais empoderou mulheres’

Gleisi rebate bolsonaristas e defende Lula: ‘Presidente que mais empoderou mulheres’

"Oportunistas tentando desmerecer o presidente Lula. Gestos são mais importantes que palavras",...