PT celebra 45 anos com evento de filiação e fortalecimento da base em Feira de Santana
A campanha de filiação segue até julho de 2025, com eventos previstos para mobilizar ainda mais a militância
O Partido dos Trabalhadores (PT) comemorou seus 45 anos de história esta semana e neste sábado (22) um evento especial em Feira de Santana, reuniu lideranças, militantes e novos filiados com o objetivo celebrar a trajetória do partido e impulsionar sua campanha de filiação, ampliando sua base para os desafios políticos dos próximos anos.
O deputado estadual Robinson Almeida destacou a importância do PT na transformação da sociedade brasileira.
“O PT é uma ferramenta fundamental para a luta social e avanços políticos no Brasil. Não é à toa que, em 45 anos, conquistamos cinco eleições presidenciais, governos estaduais, prefeituras e diversas cadeiras no legislativo. Estamos celebrando essa história e, ao mesmo tempo, construindo o futuro com a filiação de novos membros”, afirmou.
O presidente municipal do PT, Gerinaldo Costa, ressaltou a relevância do crescimento da base partidária.
“Cada filiado representa um tijolo na construção desse projeto político. O PT nasceu da classe trabalhadora e tem resistido a diversas tentativas de enfraquecimento. Hoje, somos o maior partido do Brasil, com quase três milhões de filiados. Nosso objetivo é continuar crescendo e fortalecendo essa luta por direitos e justiça social”, pontuou.
O deputado federal Zé Neto destacou a importância da celebração e a luta contínua do partido.
“Dia de celebrar os 45 anos do PT! Com a turma guerreira da nossa corrente, a DS, que nunca foge à luta e segue unindo gerações na construção dessa história de trabalho e defesa da democracia em nosso município”, afirmou.
Para a dirigente estadual Ana Carolina, a estratégia do PT é renovar sua direção e ampliar sua base de militantes para os próximos desafios eleitorais.
“Estamos preparando o partido para 2026, com a reeleição do governador Jerônimo Rodrigues e a ampliação das bancadas federal e estadual. A filiação é o primeiro passo para essa renovação. Queremos atrair pessoas comprometidas com a transformação social, e o PT está de portas abertas para recebê-las”, explicou.
Entre os novos filiados, Ivy Cerqueira compartilhou sua motivação para integrar o partido.
“Conheço o PT desde que me entendo por gente. Meu tio, Fernando Mota, fez avanços importantes na educação em Pedro Alexandre, e isso me inspirou a buscar mudanças também em Feira de Santana. O PT representa essa construção coletiva, voltada para melhorar a juventude, a comunidade LGBTQIAP+, os negros e negras, e a sociedade como um todo”, destacou.
O evento também reforçou a possibilidade de filiação digital, tornando o processo mais acessível.
“Qualquer pessoa pode entrar no site oficial do PT e preencher os dados necessários. Com esse gesto, ela se torna parte de uma grande comunidade partidária, comprometida com um Brasil mais justo e igualitário”, concluiu Robinson Almeida.
*Com informações do repórter Matheus Gabriel