Política

Psol recorre ao STJ e pede impeachment de Domingos Brazão do TCE

Conselheiro da Corte de Contas carioca é apontando como um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco

29/03/2024 08h45
Psol recorre ao STJ e pede impeachment de Domingos Brazão do TCE
Foto: Reprodução/Alerj

A bancada do PSOL na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) e na Câmara Municipal enviaram um pedido de impeachment à presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministra Maria Thereza de Assis Moura, contra o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Domingos Brazão. O movimento surge após a Polícia Federal (PF) apontar o conselheiro como um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, em março de 2018.

Na justificativa para o pedido, a bancada do partido pontua que “não é coerente com o interesse público da resolução do caso que o acusado possa seguir no gozo dos benefícios do cargo de Conselheiro do Tribunal de Contas estadual, nem tampouco condiz com a eficiência e moralidade do próprio órgão”.

Para além do assassinato de Marielle, Domingos também teve o seu nome correlacionado com a milícia carioca, assim como exerce influência dentro das polícias Militar e Civil fluminense, conforme aponta o relatório da PF.

No documento encaminhado pelos socialistas, eles também pedem que a Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça processe e julgue Domingos Brazão pelos crimes de responsabilidade imputados.

Assinam o documento: os deputados estaduais Dani Monteiro; Renata Souza;  Flávio Serafini; Professor Josemar; Yuri Moura; a vereadora da Cidade do Rio de Janeiro Mônica Cunha, e a vereadora da cidade do Rio de Janeiro Monica Benício.

*Com informações Bahia.ba

Comentários

Leia também

Política
Ministro Carlos Lupi comenta sobre fraude no INSS: ‘Omissão não teve’

Ministro Carlos Lupi comenta sobre fraude no INSS: ‘Omissão não teve’

Desde junho de 2023 que o ministro tinha ciência dos indícios de irregularidades, durante...
Política
Dino cobra explicações de líder do PL de falas sobre emendas

Dino cobra explicações de líder do PL de falas sobre emendas

Ministro do STF vê risco de inconstitucionalidade e exige esclarecimentos de Sóstenes...
Política
Justiça Eleitoral condena Marçal a 8 anos de inelegibilidade pela 2ª vez

Justiça Eleitoral condena Marçal a 8 anos de inelegibilidade pela 2ª vez

Multa de R$ 420 mil foi aplicada por abuso de poder econômico e impulsionamento ilegal...