Saúde

Psicóloga fala sobre como evitar o estresse no Dia Mundial da Saúde Mental

Com essa data, reforça-se a necessidade de promover o autocuidado e a conscientização sobre a saúde mental, lembrando que ela deve ser uma prioridade constante, em prol de uma vida mais equilibrada e saudável.

10/10/2024 16h49
Psicóloga fala sobre como evitar o estresse no Dia Mundial da Saúde Mental
Foto: Engin Akyurt/Pexels

Nesta quinta-feira, 10 de outubro, é celebrado o Dia Mundial da Saúde Mental, uma data que busca conscientizar sobre a importância do cuidado com o bem-estar psicológico e emocional. Em tempos cada vez mais desafiadores, especialmente após a pandemia de COVID-19, esse tema ganhou ainda mais relevância.

A psicóloga Daniele Pinto falou sobre o assunto e trouxe orientações para evitar o estresse tanto no ambiente de trabalho quanto no cotidiano.

Daniele ressalta que, além das perdas e lutos vividos durante a pandemia, as pessoas foram obrigadas a se reinventar em suas rotinas, dando novos significados às suas vidas. Esse cenário levou a uma maior conscientização sobre a importância do autoconhecimento, um aspecto essencial do cuidado com a saúde mental.

“A terapia também é autoconhecimento. Cuidar da saúde mental é se conhecer”, afirma a psicóloga.

Ela enfatiza que o cuidado com o emocional está diretamente relacionado ao cuidado físico. Isso envolve manter exames de rotina em dia, consultas médicas e o acompanhamento psicológico. A prática de atividades físicas também é recomendada como uma forma de exercitar o corpo e a mente. “É sobre o corpo e também a mente”, explica Daniele.

Uma boa qualidade de sono é outro ponto destacado pela psicóloga. Dormir bem ajuda a repor energias e a colocar as emoções em ordem, sendo essencial para desacelerar em meio à correria do dia a dia.

“Acredito que é muito sobre o desacelerar. Estamos constantemente acelerados, principalmente por conta da nossa rotina”, diz Daniele, ressaltando a importância de separar o pessoal do profissional para evitar o adoecimento emocional.

Além disso, Daniele recomenda manter uma alimentação saudável e beber bastante água, mantendo o corpo hidratado. Outro fator fundamental é estar rodeado de uma rede de apoio, seja composta por familiares ou amigos próximos.

“Buscar estar perto de pessoas queridas que te dão suporte também é um ato de amor”, comenta.

Ao refletir sobre o Dia Mundial da Saúde Mental, Daniele Pinto destaca que cuidar das emoções e sentimentos é um processo contínuo. “É um ato de amor com nós mesmos, e não podemos abrir mão desse cuidado”, conclui.

*Com informações do repórter Robson Nascimento

Comentários

Leia também

Saúde
“Risco de infarto cresce 30% após a menopausa”, alerta cardiologista

“Risco de infarto cresce 30% após a menopausa”, alerta cardiologista

Com o envelhecimento da população e a crescente participação das mulheres no mercado...
Saúde
Outubro Rosa: Especialista explica causas e prevenção da dores crônicas em mulheres

Outubro Rosa: Especialista explica causas e prevenção da dores crônicas em mulheres

Dr. Maurício de Almeida, especialista em dor, destacou que, além do câncer de mama,...
Saúde
Privação de sono pode aumentar o risco de câncer de mama, alerta especialista

Privação de sono pode aumentar o risco de câncer de mama, alerta especialista

Dra. Flávia Macêdo detalhou como a privação de sono compromete o sistema imunológico,...