Psicóloga fala sobre a importância de cuidados constante com a saúde mental
“Muitas vezes o sofrimento emocional não é necessariamente uma doença que está instituída, mas acaba afetando a vida das pessoas”
Nos últimos anos, a saúde mental vem ganhando notoriedade, sendo tratada como uma questão médica que precisa de tratamento, cuidado e acompanhamento. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, é um estado de bem-estar no qual o indivíduo é capaz de usar suas próprias habilidades.
Em entrevista ao De Olho na Cidade, a psicóloga especialista em saúde mental, Morgana Veloso, falou sobre a importância dos constantes cuidados.
“Quando a gente vai a um médico, buscamos também um tratamento para alguma coisa que já está instalada, mas é muito importante que a gente traga a prevenção. Muitas vezes a gente tem um sofrimento emocional que não necessariamente é alguma doença que está instituída, mas isso acaba afetando a sua vida, afetando a vida das pessoas que convivem contigo. Então no geral é importante que a gente institua esses cuidados como uma prática preventiva”, enfatiza.
Segundo a especialista, existem diferentes formas de cuidado, que não são necessariamente a terapia.
“Uma das formas de cuidar da própria saúde mental, é buscar o serviço público procurando CAPS da sua cidade. Existem outras atividades também que não são necessariamente a terapia, que é a instituição de novos hábitos, com padrões mais saudáveis de saúde. A intenção é que isso possa ser feito da maneira mais saudável e se possível com acompanhamento profissional”, informa.