Provedores se reúnem para montar plano de ação e investigar incidentes em postes da cidade
Incêndios em postes têm sido frequentes em Feira de Santana
A Associação dos Provedores de Internet da Bahia – Probahia, informou que na próxima sexta-feira, 22, os provedores que atuam na região de Feira de Santana estarão reunidos para elaborar um plano de ação com medidas preventivas, documentação e investigação das possíveis causas dos incidentes em alguns postes da cidade, como o ocorrido na última segunda-feira, na rua Marechal Deodoro, com a queda de cabos e incêndio na fiação.
A entidade, que congrega os provedores de internet legalmente regularizados, afirma que as empresas associadas utilizam cabos de fibra ópticas que não geram incêndio, uma vez que são feitos de material plástico e vidro. Já os cabos de telefonia e outros cabos metálicos, podem, sim, provocar incêndios, pois são condutores de eletricidade. O presidente da Probahia, Othon Santana, ponderou que há outras possibilidades das causas dos sinistros, como ligações de energia clandestinas nos postes – os chamados “gatos” – , além de curtos circuitos, estrutura de iluminação inadequada, entre outras.
Segundo ele os provedores de internet sempre atuaram em Feira de Santana e essas ocorrências nunca foram frequentes. Em mutirão, os provedores já estão removendo todo e qualquer material danificado, incluindo as suas fibras ópticas que foram queimadas no sinistro da Marechal Deodoro.