Hora do Empreendedorismo

Protagonismo e solidariedade: Conheça trajetória de Vânia Silva na liderança social

Pastora Vânia Silva assumiu projetos sociais após falecimento do seu marido, o Irmão Lázaro

02/04/2023 16h33
Protagonismo e solidariedade: Conheça trajetória de Vânia Silva na liderança social
Foto: De Olho na Cidade

A liderança social é o ato de se conscientizar sobre os problemas de sua comunidade e trabalhar para resolvê-los. No âmbito dos trabalhos sociais, são as mulheres que têm maior representatividade, correspondendo a 62% das pessoas que realizam trabalho social no Brasil, segundo a Pnad Contínua de 2019.

A pastora  Vania Silva se iniciou nesse meio após o falecimento do seu marido, o cantor e pastor Irmão Lázaro, que era um líder de projetos sociais. No início, Vânia relata que sentia insegurança

“Sempre estive lá, mas o Lázaro que sempre foi o líder. Eu nunca me imaginei à frente desses trabalhos porque eles eram grandes demais, e eu achava impossível dar continuidade. Mas eu encarei o desafio! De repente me vi na posição de precisar tomar decisões, e quando me coloquei na frente disso descobri em mim uma força que eu não conhecia ”, conta a pastora em entrevista ao De Olho na Cidade.

Além do desafio de liderar um grande projeto, ainda há a função de mãe, com cuidado e amparo às suas duas filhas. Para conciliar seu trabalho materno com suas funções de líder, Vânia conta com apoio de sua equipe e sua família.

“Agradeço a Deus por nunca estar sozinha. Sou sempre eu que dou a última palavra, mas eu tenho várias pessoas ao meu redor, inclusive algumas que foram preparadas pelo próprio Lázaro, pois ele tinha um forte espírito de liderança e formou vários discípulos. Quando eu tenho que tomar uma decisão final, é quando mais sinto dificuldade, mas eu sempre me lembro de tudo que eu aprendi com Lázaro, pois ele sempre se preocupou em ensinar e mostrar como se faz”, afirma.

Ao lado de Lázaro, a pastora Vania trabalhou em Comunidades Terapêuticas, entidades privadas, sem fins lucrativos, que acolhem pessoas com transtornos decorrentes do uso, abuso ou dependência de substâncias psicoativas. Motivada pela sua atuação nesses projetos, Vânia Silva se encaminhou para o cenário político, para viabilizar o fomento das ações comunitárias.

“Eu comecei a visitar outras comunidades da nossa cidade e percebi uma necessidade geral, pois a maioria delas não tem apoio de governo ou poder público. Me dei conta que é necessário mais representantes na Câmara, que deem voz a essas comunidades. Faz toda diferença ter um cidadão de volta à sociedade, um filho de volta à mãe, ou um pai de volta à sua família”, destaca.

Segundo ela, quanto mais condições de investimentos em projetos são proporcionadas, maiores as chances de auxílio aos cidadãos, contribuindo com a harmonia do bem-estar social. O Irmão Lázaro fez parte da política na Câmara Federal de Deputados no período de 2015 a 2019. Para o futuro, Vania pensa em expandir seu trabalho, trazendo representatividade para o trabalho social e para o protagonismo feminino.

“Acredito que nós mulheres temos uma força muito grande, somamos aonde quer que vamos. Temos poucas representatividades em cargos de gerência, mesmo que estejamos em todos os setores e somos a maioria de alguns deles. As mulheres podem ser mais detalhistas e perceber coisas que os homens não percebem. Acredito que o trabalho, em todos os setores, deveria ser bem dividido entre homens e mulheres”, finaliza.

Comentários

Leia também

Hora do Empreendedorismo
Odontólogas empreendem e inovam no mercado de Feira de Santana

Odontólogas empreendem e inovam no mercado de Feira de Santana

O sucesso da Clínica Vero é resultado de uma visão clara e um propósito bem definido...
Hora do Empreendedorismo
Cirurgião plástico compartilha jornada e desafios como empreendedor na saúde

Cirurgião plástico compartilha jornada e desafios como empreendedor na saúde

A história de Dr. Marcus Marcel é um exemplo de como a combinação de competência técnica...
Hora do Empreendedorismo
Empresárias se unem com o propósito de revolucionar o mercado empresarial de Feira de Santana

Empresárias se unem com o propósito de revolucionar o mercado empresarial de Feira de Santana

A ideia de criar a ARCO Soluções surgiu da necessidade de oferecer serviços além da...