Proposta de universidade federal em Feira de Santana é viável, diz Rui Costa
Rui Costa destacou que o projeto apresentado para Feira de Santana, embora estruturado, precisa seguir esse planejamento estratégico
Durante encontro com lideranças de Feira de Santana em Brasília, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, comentou sobre a proposta de criação de uma Universidade Federal na cidade, ressaltando que a iniciativa é viável, mas que a prioridade do governo federal, neste mandato, é concluir a infraestrutura das universidades já existentes no país.
“O sonho da universidade federal em Feira é viável, mas gosto de ser transparente e claro. No início do governo Lula, debatemos com o presidente porque havia muitos pedidos de novas universidades e outras criadas sem concluir: curso de medicina sem hospital, curso de química sem laboratório, universidade sem auditório, sem refeitório, funcionando precariamente”, explicou Rui Costa.
O ministro ressaltou que a criação de novas instituições de ensino superior ficará para um próximo mandato, enquanto o foco atual é garantir a infraestrutura adequada às universidades já em funcionamento.
“Entre manter várias universidades funcionando precariamente e anunciar novas, o presidente Lula corretamente priorizou concluir a infraestrutura das universidades existentes. Só em um novo mandato será possível expandir para novas universidades”, afirmou.
Rui Costa destacou que o projeto apresentado para Feira de Santana, embora estruturado, precisa seguir esse planejamento estratégico, garantindo que a expansão do ensino superior no país seja sustentável e de qualidade.
“O sonho da universidade é legítimo, mas é necessário assegurar que as bases já construídas estejam completas antes de iniciar novas obras. A prioridade é concluir os projetos existentes para, no futuro, permitir a expansão com segurança e eficiência”, concluiu.
*Com informações de Jorge Biancchi, direto de Brasília