Projeto Sucesso Escolar promove ações estratégicas para evitar evasão nas escolas
Entre outras coisas, a ação busca assegurar o direito pleno à educação a todos os estudantes, mesmo aqueles em condição de vulnerabilidade socioeconômica ou com distorção idade-série
Com o objetivo de diminuir a evasão nas escolas, o Projeto Sucesso Escolar foi criado pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), para promover ações estratégicas que garantam a permanência de estudantes nas instituições de ensino.
O modelo adotado pela SEC é inspirado em projetos já adotados em outros estados do Brasil, como Ceará, Goiás e São Paulo. Todos eles visam contribuir com a qualidade dos estudos, mas o Projeto Sucesso Escolas também tem outras prioridades.
Na Bahia, a ação busca assegurar o direito à educação a todos os estudantes, mesmo aqueles em condição de vulnerabilidade socioeconômica ou com distorção idade-série; disponibilizar dados à rede de acompanhamento dos indicadores educacionais; e fornecer formação continuada aos profissionais da rede pública.
O projeto também conta com várias parcerias, entre elas o Programa Bahia sem Fome, a Coordenação de Juventude do Governo do Estado, a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), a Secretaria de Promoção de Igualdade Racial (Sepromi), entre outros.