Feira de Santana

Projeto Saúde Mental no Buzu desembarcou no Terminal Central

Ação foi realizada nesta quinta-feira

22/09/2023 10h55
Projeto Saúde Mental no Buzu desembarcou no Terminal Central
Fotos: Divulgação/SMS

O projeto Saúde Mental no Buzu desembarcou nesta quinta-feira (21), no Terminal Central. A iniciativa, que faz parte da campanha Setembro Amarelo, busca apresentar o trabalho oferecido nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPSs) à população feirense.

A referência técnica do CAPS Oscar Marques, Margarete Carneiro, conta que a equipe esteve circulando no local com o objetivo de levar informação e também proporcionar acolhimento a quem talvez esteja enfrentando uma fase difícil e não sabe como pedir ajuda.

“Sempre aproveitamos a campanha para alertar sobre a necessidade de cuidar da saúde mental. Hoje, estamos oferecendo o nosso suporte e explicando como funciona o trabalho do CAPS, como essa pessoa que precisa ou que conhece alguém que não está bem pode ter acesso a esse atendimento”, ressaltou.

Na avaliação da pedagoga, Jilmara Menezes, a dinâmica é valiosa tanto por acolher como por salvar vidas. “Eu conheço pessoas que até evoluíram para óbito devido aos problemas que envolviam questões de saúde mental. Hoje, no meu papel de cidadã, sempre faço essa conscientização. Inclusive, me informei sobre os locais que podem ajudar as pessoas e peguei o folheto para enviar aos amigos que podem estar enfrentando essas dificuldades”, comentou.

Em Feira de Santana, cerca de 43 mil pessoas estão cadastradas nos CAPS. São assistidos pacientes com transtornos mentais, como ansiedade, depressão e distúrbios comportamentais provocados pelo uso de substâncias psicoativas (álcool e outras drogas).

O atendimento especializado é prestado por uma equipe multidisciplinar formada por psicólogos, assistentes sociais, fonoaudiólogos, psiquiatras, nutricionistas, fisioterapeutas, clínico-geral, enfermeiros e auxiliares. Além dos CAPS, as pessoas podem procurar ajuda nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Unidades de Saúde da Família (USFs), UPAs, SAMU 192 e hospitais.

*SECOM/PMFS

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Último dia para se inscrever no Minha Casa, Minha Vida em Feira de Santana

Último dia para se inscrever no Minha Casa, Minha Vida em Feira de Santana

Esta primeira etapa contempla 1.964 unidades habitacionais destinadas a famílias de baixa...
Feira de Santana
Consultora imobiliária de Feira de Santana leva expertise feirense à Expo Mundial Osaka 2025

Consultora imobiliária de Feira de Santana leva expertise feirense à Expo Mundial Osaka 2025

Esse é o maior evento internacional voltado à inovação, sustentabilidade e desenvolvimento...
Feira de Santana
Novos semáforos deixarão o trânsito mais seguro e eficiente, afirma superintendente da SMT

Novos semáforos deixarão o trânsito mais seguro e eficiente, afirma superintendente da SMT

Objetivo é aumentar a segurança viária, melhorar a fluidez do tráfego e fortalecer...