Feira de Santana

Projeto que autoriza Prefeitura repassar abono a agentes de saúde e de endemias é aprovado em 1ª votação

O projeto ainda será discutido e votado no plenário da Casa da Cidadania em segundo turno.

24/09/2024 19h57
Projeto que autoriza Prefeitura repassar abono a agentes de saúde e de endemias é aprovado em 1ª votação
Foto: ASCOM Câmara Municipal de Feira de Santana

Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e de Combate às Endemias (ACE) que atuam em Feira de Santana poderão passar a receber, anualmente, um abono salarial como valorização, estímulo e aperfeiçoamento das funções exercidas.

A proposta consta no Projeto de Lei nº 61/2024, aprovado em primeira votação nesta terça-feira (24) pela Câmara. Na prática, o dispositivo legal autoriza o Poder Executivo Municipal a repassar aos trabalhadores, em forma de abono salarial, os valores do Auxílio Financeiro Adicional que são destinados pelo Governo Federal aos municípios brasileiros, no último trimestre de cada ano. De acordo com a proposta, o valor que é proveniente do Ministério da Saúde, será pago às categorias sempre no mês de dezembro de cada ano.

Para tal ação, o gestor público está sendo autorizado a realizar os procedimentos relativos à concessão do incentivo, assim que comprovada a liberação dos recursos financeiros. Segundo o projeto, a obrigação da Prefeitura, em efetuar o pagamento, persiste até quando durar o repasse da União. Findando os créditos do Incentivo Financeiro, também se encerrará a responsabilidade do Município quanto ao repasse do benefício.

Destinado especificamente a despesas com o pagamento do benefício, o atendimento de requisitos como possuir “dotação orçamentária” e “autorização legislativa”, já permitiria à gestão municipal pagar o abono. O projeto ainda será discutido e votado no plenário da Casa da Cidadania em segundo turno.

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Feira de Santana amplia acesso à vacina com Dia D e posto no shopping até 20h

Feira de Santana amplia acesso à vacina com Dia D e posto no shopping até 20h

A imunização continua sendo a principal forma de prevenção contra complicações respiratórias...
Feira de Santana
Feira na Avenida é antecipada, em função do Dia das Mães

Feira na Avenida é antecipada, em função do Dia das Mães

Esta edição especial oferece uma excelente oportunidade para quem busca presentes criativos...
Feira de Santana
PROCON intensifica fiscalização no comércio e faz alerta sobre compras online para o Dia das Mães

PROCON intensifica fiscalização no comércio e faz alerta sobre compras online para o Dia das Mães

O objetivo é garantir transparência nas relações de consumo, prevenir abusos e orientar...