Feira de Santana

Projeto prevê cadastro de locatário de imóvel para prestação de serviços de água e esgoto

O projeto prevê multas pelo não cumprimento das medidas estabelecidas, cabendo à administração municipal

28/12/2024 06h03
Projeto prevê cadastro de locatário de imóvel para prestação de serviços de água e esgoto
Foto: Divulgação/Neoenergia Coelba

A prestação dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário prestados pela Embasa em Feira de Santana deverão ser vinculados ao usuário, por meio de cadastro do CPF ou CNPJ, a quem caberá a responsabilidade por tarifas e eventuais dívidas, e não ao imóvel, como ocorre atualmente. É o que prevê o Projeto de Lei aprovado pela Câmara Municipal, de autoria do vereador Zé Curuca (União Brasil), que define como destinatário o proprietário ou locador.

De acordo com o autor, o objetivo da proposta é tratar o abastecimento de água como “um serviço de fato”, atribuindo responsabilidades ao usuário. A justificativa do projeto destaca que, em casos de locação do imóvel, muitas vezes o inquilino deixa valores em aberto junto à concessionária, dificultando a religação para retomada da prestação do serviço. Situações como essa serão evitadas com a vinculação do usuário à empresa concessionária, devidamente prevista em contrato.

O projeto prevê multas pelo não cumprimento das medidas estabelecidas, cabendo à administração municipal, por meio da Agência Reguladora de Feira de Santana (ARFES), receber as denúncias e implementar a cobrança. As penalidades impostas à empresa variam de advertência (na primeira infração) a multas de R$ 10 mil a R$ 100 mil, nas segunda e terceira infrações. Também é prevista a cassação da permissão de exploração do serviço, em caso de reincidência pela quarta vez.

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Pablo Roberto celebra sucesso da Micareta: ‘O povo fez a festa, mesmo com chuva’

Pablo Roberto celebra sucesso da Micareta: ‘O povo fez a festa, mesmo com chuva’

Para ele, além da estrutura e segurança oferecidas pelo município, o evento reafirma...
Feira de Santana
Micareta de Feira: MPBA recomenda realocação urgente de gerador elétrico instalado no circuito Maneca Ferreira
Feira de Santana
Micareta 2025: saiba onde retirar documentos e objetos perdidos

Micareta 2025: saiba onde retirar documentos e objetos perdidos

Ao todo, já são 117 itens achados e catalogados pela equipe de monitoramento.