Feira de Santana

Projeto “ON com a Vida” promove acolhimento e esperança para pacientes com câncer em Feira de Santana

Mais do que um simples programa de apoio, o projeto representa um marco na forma como Feira de Santana passa a enxergar e tratar essa parcela da população.

22/06/2025 16h32
Projeto “ON com a Vida” promove acolhimento e esperança para pacientes com câncer em Feira de Santana

A nutricionista oncológica Vitória Moreira apresentou o projeto “ON com a Vida”, uma iniciativa que une acolhimento, informação e movimento em prol dos pacientes com câncer e seus familiares. Mais do que um simples programa de apoio, o projeto representa um marco na forma como Feira de Santana passa a enxergar e tratar essa parcela da população.

“O ‘ON com a Vida’ é uma verdadeira celebração da vida em movimento. É trazer uma visão que muita gente deixou de ter: a de que o paciente com câncer continua vivo, com direitos, possibilidades e dignidade”, destacou Vitória.

Segundo ela, o projeto nasceu da necessidade de transformar realidades e dar suporte integral aos pacientes oncológicos, que muitas vezes são marginalizados e privados de atividades básicas do dia a dia, como caminhar, ir ao mercado ou socializar.

“A jornada de cada pessoa é única. Não podemos tratar todo mundo da mesma forma, com receitas genéricas. Cada tratamento é específico e exige um olhar individualizado”, afirmou.

Vitória destacou que o “ON com a Vida” não se trata de romantizar o câncer ou minimizar seus impactos, mas sim de promover políticas públicas mais eficazes, difundir informações precisas e garantir que os pacientes conheçam seus direitos.

“Queremos mostrar que existe vida mesmo com o diagnóstico. Informar transforma. E hoje, muita gente sequer sabe que tem direito a transporte, suplementação e exames específicos”, explicou.

O projeto também busca formar polos informativos para orientar os recém-diagnosticados.

“Quando a pessoa descobre um nódulo, por exemplo, ela entra em pânico. Não sabe o que fazer, para onde ir. Queremos ser esse primeiro norte. Dizer: ‘Você não está sozinho. Aqui está o caminho’”, ressaltou.

Como nutricionista oncológica, Vitória explicou que sua função vai muito além de recomendar dietas.

“Precisamos entender o paciente, o diagnóstico, o tratamento, e usar a alimentação como ferramenta de suporte. Muitos sintomas podem ser amenizados com a nutrição adequada. Mas as pessoas ainda desconhecem o papel fundamental do nutricionista oncológico nesse processo”, afirmou.

Ela enfatizou a importância do atendimento humanizado e do direcionamento correto: “Em oncologia, tempo é valioso. Às vezes, a pessoa perde tempo precioso rodando em lugares que não têm a especialidade adequada para o seu tipo de câncer”.

Um dos pontos altos do projeto é a realização da Corrida “ON com a Vida”, que acontecerá no dia 30 de agosto, com concentração às 16h, em frente à Prefeitura de Feira de Santana. A corrida tem um simbolismo forte: correr para a vida.

“Feira de Santana é a cidade do corre. Todo mundo está sempre na correria e essa corrida vem como metáfora: é preciso correr pela sua vida, dentro da sua realidade e mais: a atividade física é uma das formas mais eficazes de prevenção e também ajuda muito no tratamento oncológico”, explicou Vitória.

A corrida é aberta a toda a comunidade, pacientes, familiares, profissionais da saúde e qualquer cidadão interessado em apoiar a causa. As inscrições podem ser feitas através do Instagram @oncomavida, onde também estão disponíveis informações sobre valores, camisas e cupons de desconto. O contato direto pode ser feito pelo WhatsApp: (75) 99903-1079.

Vitória também fez um apelo para que a comunidade apoie a iniciativa de todas as formas possíveis.

“Se você não pode correr, vá para prestigiar, divulgar, comprar uma camisa, se tornar um patrocinador. Todo apoio é bem-vindo. Todo mundo conhece alguém que teve ou tem câncer. Essa causa é de todos nós”, concluiu.

Para mais informações e inscrições: @oncomavida no Instagram ou pelo WhatsApp (75) 99903-1079.

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Proposta de universidade federal em Feira de Santana é viável, diz Rui Costa

Proposta de universidade federal em Feira de Santana é viável, diz Rui Costa

Rui Costa destacou que o projeto apresentado para Feira de Santana, embora estruturado,...
Feira de Santana
Dia Nacional do Teatro: artistas feirenses celebram a arte que emociona e transforma

Dia Nacional do Teatro: artistas feirenses celebram a arte que emociona e transforma

No Dia Nacional do Teatro, os depoimentos de Fernando Souza e Lion Guimarães lembram que,...
Feira de Santana
Desafio do Slalom chega à Feira de Santanapara etapa da Gincana do Caminhoneiro

Desafio do Slalom chega à Feira de Santanapara etapa da Gincana do Caminhoneiro

A terceira classificatória da temporada acontece neste mês no Posto São Gonçalo 4,...