Brasil

Projeto institui cota de 30% das vagas do serviço militar para mulheres

De autoria da deputada Laura Carneiro (PSD-RJ), o PL 3433/23 altera a Lei do Serviço Militar, que hoje isenta as mulheres do serviço em tempo de paz

09/10/2023 11h46
Projeto institui cota de 30% das vagas do serviço militar para mulheres
Foto: Exército Brasileiro

Em análise na Câmara dos Deputados, um projeto de lei que assegura às mulheres a possibilidade de prestação voluntária do serviço militar e institui uma cota de 30% das vagas para as candidatas.

De autoria da deputada Laura Carneiro (PSD-RJ), o PL 3433/23 altera a Lei do Serviço Militar, que hoje isenta as mulheres do serviço em tempo de paz, permitindo que elas também possam ter a oportunidade de integrar as Forças Armadas.

Segundo a parlamentar, as Forças Armadas já vêm incorporando mulheres, com exceção da área combatente, há algum tempo. A despeito desse movimento, a ela considera que ainda não há participação feminina “efetiva” em todos os cargos e funções, “o que certamente conforme a Carta constitucional deveria ser a realidade”.

O projeto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Defesa dos Direitos da Mulher; de Relações Exteriores e de Defesa Nacional; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Com informações da Agência Câmara de Notícias e Bahia.ba

Comentários

Leia também

Brasil
CNU: Governo divulga lista de aprovados

CNU: Governo divulga lista de aprovados

Resultado final estava previsto para 11 de fevereiro, mas foi antecipado após decisão...
Brasil
Segunda Turma do STF decide por condenação de réus da Boate Kiss
Brasil
Barroso abre os trabalhos no STF e diz que Corte deve decidir questões mais “complexas”

Barroso abre os trabalhos no STF e diz que Corte deve decidir questões mais “complexas”

Presidente também citou que o STF foi alvo de ataques democráticos há dois anos