Projeto experimental de cultivo orgânico pode contemplar mais de 1000 crianças em Feira
O espaço de aquaponia visa atender cultivos de plantas sem o uso de solo, com as raízes submersas e cultivo de peixes, além de horto vertical e horto em vasos
O projeto “Lá no Quintal Tem” apresentou nesta sexta-feira (29) o primeiro espaço experimental do quintal produtivo que deverá contribuir para a alimentação das pessoas de baixa renda do município.
O espaço de aquaponia visa atender cultivos de plantas sem o uso de solo, com as raízes submersas e cultivo de peixes, além de horto vertical e horto em vasos.
O projeto mantido pelo Instituto de Saúde e Ação Social (ISAS), deve contemplar 1.000 crianças em escolas e creches do município.
O ISAS, segundo o diretor, Radival Galiano, tem como objetivo atender a comunidade em situação de vulnerabilidade social, gerando emprego e renda.
“A importância é justamente poder replicar isso em quintais de pessoas de baixa renda, poder ajudar a merenda escolar e gerar renda, alimento de boa qualidade, gerar ocupação para população e com toda certeza por conta da mobilidade social das pessoas.”
Engenheira agrônoma, Maria Clara, apontou o quão benéfico é o projeto, com potencial de ser replicado na casa de qualquer pessoa.
“A ideia é que esse projeto seja replicado pra outros quintais de quem tenha interesse, porque a gente quer principalmente garantir renda pra outras pessoas já que a gente tem uma capacidade de fazer isso e além disso, de garantir renda pra mulheres, que são geralmente quem cria, quem cuida de quintais produtivos, então além dos cursos que a gente tem aqui, a partir de agora a gente já vai está planejando capacitação na área agrícola.”