Educação

Projeto escolar que exalta Feira de Santana traz novidades na edição 2022

O ‘Vivendo Feira Ontem, Hoje e Sempre’ engloba os componentes curriculares de História, Geografia e Língua Portuguesa. Iniciativa pioneira da JPI, a ação coloca crianças em contato direto com aspectos relevantes da cidade, tais como economia e cultura.

24/05/2022 12h54
Projeto escolar que exalta Feira de Santana traz novidades na edição 2022
Foto: Reprodução

O tradicional projeto ‘Vivendo Feira Ontem, Hoje e Sempre’, que exalta Feira de Santana e é protagonizado por estudantes do 3º Ano, da Escola João Paulo I (JPI), além de retornar ao modo presencial, traz inovações neste ano. Durante o lançamento da ação, a coordenadora pedagógica Karine Oliveira revelou algumas novidades.


“Nos anos anteriores, as crianças biografaram pessoas que contribuíram para o desenvolvimento de Feira. Neste ano, que comemoramos 50 Anos da JPI, os biografados são pessoas que fazem parte dessas cinco décadas em que nossa escola vem contribuindo para o bem da Princesa do Sertão. Outra novidade é a mudança no roteiro, que começava pela área urbana. Agora, iniciaremos pela zona rural, especificamente pelos distritos de Tiquaruçu e Humildes, onde os estudantes refletem sobre mudanças e permanências identificadas nesses locais”, contou.


Usando camisa xadrez e calça com retalhos, além de colete e sandália de couro, que remetem à cultura local, Matheus Gabriel Pereira disse já ter algumas informações relacionadas à cidade, como por exemplo ela ser a maior do interior baiano, mas quer aprender mais sobre Feira de Santana. Também disposta a aprofundar seu conhecimento a respeito do município, Ana Beatriz Vieira curtiu cada instante do lançamento que contou ainda com piquenique composto por itens locais e regionais, a exemplos do milho e amendoim cozidos.


A ação foi lançada com a presença da diretora JPI, Cassia Braz. “Esse projeto vai na alma, pois nos convida a sentir, pensar, olhar, viver, sonhar e construir uma Feira digna para todos”, declarou. Houve ainda as presenças dos artistas Celiah Zaiin, que, caracterizada da heroína Maria Quitéria, cantou a autoral ‘Brasil Feirense’ e o Hino à Feira; e Pititiu, que fez todos dançarem ao som do forró tradicional. O lançamento foi realizado na tarde da sexta-feira (20/5).

MAIS SOBRE O PROJETO

O ‘Vivendo Feira Ontem, Hoje e Sempre’ engloba os componentes curriculares de História, Geografia e Língua Portuguesa. Iniciativa pioneira da JPI, a ação coloca crianças em contato direto com aspectos relevantes da cidade, tais como economia e cultura. Vivenciando e refletindo sobre Feira de Santana, elas compreendem que é necessário resgatar e preservar a memória das origens feirenses. Assim, os estudantes, além de conhecerem mais a história do lugar onde nasceram… vivem, se identificam como agentes transformadores do município.


Um dos pontos altos do ‘Vivendo Feira Ontem, Hoje e Sempre’ é a cantata das crianças na escadaria da prefeitura feirense no dia 18 de setembro, uma homenagem à cidade no dia do seu aniversário. Ao longo da iniciativa, elas realizam tour histórico que envolve locais como o Museu Casa do Sertão, centro da cidade, Parque Erivaldo Cerqueira (Parque da Lagoa) e Estádio Joia da Princesa. O projeto é encerrado com espetáculo musical em que os estudantes apresentam o que aprenderam ao longo do ano sobre Feira de Santana.

Comentários

Leia também

Educação
MEC diz “buscar soluções” sobre bloqueio orçamentário

MEC diz “buscar soluções” sobre bloqueio orçamentário

Entidades apontam corte de R$ 1,68 bilhão na Educação
Educação
Ações de sustentabilidade na educação serão debatidas com o setor empresarial

Ações de sustentabilidade na educação serão debatidas com o setor empresarial

Evento acontece nesta quarta-feira, no auditório do CIFS
Educação
MEC divulga datas de inscrição para Prouni, Fies e Sisu de 2023; confira calendário

MEC divulga datas de inscrição para Prouni, Fies e Sisu de 2023; confira calendário

Para selecionar novos alunos, todos eles usam as notas do Exame Nacional do Ensino Médio...