Projeto de lei propõe faixa exclusiva para motociclistas em Feira de Santana
Inspirado em modelos já implantados em outras capitais, como Salvador, o projeto sugere a implementação da chamada “faixa azul”, que consiste em uma pista exclusiva para motos.
Um projeto de lei apresentado pelo vereador Lulinha (União Brasil) propõe a criação de faixas exclusivas para motociclistas em avenidas de Feira de Santana. A medida, segundo o parlamentar, visa não apenas melhorar a fluidez do tráfego para esse tipo de veículo, como também reduzir o número de acidentes envolvendo motos, um dos principais problemas no trânsito da cidade.
Inspirado em modelos já implantados em outras capitais, como Salvador, o projeto sugere a implementação da chamada “faixa azul”, que consiste em uma pista exclusiva para motos.
“Ela vai ter uma faixa exclusiva, que chama-se faixa azul, que já está sendo colocada em outros estados. Acho que Salvador também está sendo implantado”, afirmou Lulinha.
O vereador destaca que a proposta é viável devido às obras de ampliação viária que vêm sendo realizadas em Feira.
“Com a construção de novas avenidas e algumas avenidas amplas na cidade, tem condições de colocar essa faixa única só para os motoristas que dirigem a moto”, explicou.
A expectativa é que a motofaixa contribua diretamente para a redução dos acidentes e para uma maior segurança dos condutores.
“A partir do momento que eles vão fluir normalmente numa faixa só deles, vai reduzir o número de acidentes na cidade. Isso é para reduzir mesmo o número de acidentes e para que eles possam chegar a tempo no seu horário de trabalho”, argumentou.
Lulinha ressaltou ainda que o projeto atende a uma demanda crescente da cidade, onde há grande quantidade de trabalhadores que utilizam a motocicleta como principal meio de transporte.
“Hoje, o trabalho com motos é muito grande e formal em Feira de Santana. Então é um projeto importante que eu acredito que o prefeito José Ronaldo vai acoplar e colocar para funcionar na cidade.”
Quanto à localização das faixas, o vereador aponta que o projeto contempla as principais avenidas de Feira de Santana.
“Principalmente as principais avenidas da cidade. Nós temos a Noide Cerqueira, a Presidente Dutra e outras avenidas que já podem ser projetadas com esse espaço para a motofaixa”, destacou.
*Com informações da repórter Isabel Bomfim