Feira de Santana

Projeto da Uefs concorre a prêmio da TV Globo

Em abril de 2025, um programa na TV Globo vai reunir as melhores iniciativas.

15/12/2024 16h09
Projeto da Uefs concorre a prêmio da TV Globo
Foto: ASCOM UEFS

O projeto de Extensão Alfagaris, uma parceria da Universidade Estadual de Feira de Santana e da Sustentare Saneamento S.A., é finalista do Prêmio LED – Luz na Educação 2025. A premiação faz parte do Movimento LED, uma iniciativa do Grupo Globo e da Fundação Roberto Marinho, que reconhece práticas que potencializam o futuro da educação no Brasil através da valorização de educadores, estudantes e empreendedores/organizações.

O Alfagaris é um projeto de extensão universitária que está em execução na Uefs desde 2017 e já reuniu mais de 100 alunos. A iniciativa promove a alfabetização dos profissionais de limpeza pública de Feira de Santana através dos ciclos de alfabetização e letramento. As alfabetizadoras do projeto são alunas do curso de Pedagogia da Uefs que são remuneradas pela Sustentare e têm a oportunidade de desenvolver práticas pedagógicas e metodologias aprendidas durante o curso de graduação.

As aulas ocorrem no ponto de apoio da empresa, durante quatro dias da semana. “Para o processo de aprendizagem da leitura e da escrita, trabalhamos com referenciais teóricos-metodológicos como Paulo Freire, Emília Ferreiro e Ana Teberosky. Em se tratando de estudantes majoritariamente negros e negras,transversalizamos o processo de ensinar e a aprender com discussões no campo das relações étnico-raciais dialogando com autores como Lélia González, Kabengele Munanga e Nilma Lino Gomes”, afirmou a coordenadora do projeto, professora Sandra Nivia Soares.

Ainda de acordo com a coordenadora, o processo de alfabetização do Alfagaris envolve atividades que vão além da sala de aula. “Acreditamos que alfabetizar não é apenas ensinar a ler e escrever a palavra, mas como diz Paulo Freire, fazer a leitura (e a escrita) do mundo. Essa compreensão do processo de alfabetização implica em um trabalho mediado por tecnologia, aulas de campo para re-ver a cidade, participando da Feira do Livro, conhecendo o Observatório Antares, indo ao cinema, ao teatro”, explicou Sandra Nivia Soares.

O Prêmio LED 2025 selecionou 15 finalistas divididos em três categorias: educadores inovadores, estudantes inovadores e empreendedores/organizações inovadoras. Os selecionados vão apresentar os projetos a um júri e os dois vencedores por categoria vão receber um prêmio de R$ 200 mil cada. Em abril de 2025, um programa na TV Globo vai reunir as melhores iniciativas. O projeto de Extensão Alfagaris concorre na categoria educadores.

Saiba mais sobre os finalistas através do site:

https://somos.globo.com/movimento-led-luz-na-educacao/noticia/conheca-os-15-finalistas-do-premio-led-2025.ghtml.

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Entrega de caminhão marca evento da Gallotti Iveco em Feira de Santana

Entrega de caminhão marca evento da Gallotti Iveco em Feira de Santana

Além da entrega, foram apresentadas condições exclusivas para a aquisição de veículos...
Feira de Santana
PRF intensifica abordagens a ônibus na região de Feira de Santana

PRF intensifica abordagens a ônibus na região de Feira de Santana

O objetivo é combater o transporte de ilícitos e recuperar veículos com restrição...
Feira de Santana
UPA da Queimadinha opera com lotação máxima e SMS orienta buscar alternativas de atendimento

UPA da Queimadinha opera com lotação máxima e SMS orienta buscar alternativas de atendimento

Entre os casos mais críticos está o de uma idosa que sofreu AVC, internada há seis dias...