Projeto cultural registra histórias de moradores de Feira de Santana para produção de exposição e filme documentário
O resultado será apresentado em setembro, com exposição de retratos na Avenida Getúlio Vargas e exibição de filme documentário na Mostra da Diversidade Cultural.
Uma grande homenagem às pessoas que vivem em Feira de Santana e suas histórias de amor com a cidade. Isso acontecerá com a realização de uma edição do Projeto Moradores – A Humanidade do Patrimônio. Trata-se de uma ação de ocupação do espaço público com exposições fotográficas, exibição de filme documentário e ações voltadas à Educação Patrimonial. Visa valorizar as memórias afetivas e as histórias dos moradores de Feira de Santana como sendo o maior patrimônio que a cidade pode ter.
Para isso, uma equipe de fotógrafos, videomakers e jornalistas montaram uma tenda ao lado do Mercado de Arte Popular (esquina da Avenida Getúlio Vargas com a Rua Sales Barbosa) para fotografar e entrevistar os moradores. O objetivo foi registrar as suas memórias afetivas com Feira de Santana.
No dia 10 de setembro o material produzido (fotos, vídeos e depoimentos) será transformado em uma exposição com retratos dos moradores em grande formato, que ficará montada na Avenida Getúlio Vargas e num filme documentário, que será exibido dentro da Mostra da Diversidade Cultural no Mercado de Arte Popular. A programação também inclui a montagem de um varal fotográfico.
O Moradores (www.projetomoradores.com.br) é uma produção da NITRO Histórias Visuais (www.nitroimagens.com.br), de Belo Horizonte/MG. Criado em 2012, já passou por cinco estados brasileiros e 22 territórios. Fotografou e registrou a história de aproximadamente 3.800 pessoas. Foi reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como uma ação de sucesso em Educação Patrimonial.
A edição do Projeto Moradores em Feira de Santana tem o patrocínio da Belgo Bekaert Arames, realizado por meio da da Fundação ArcelorMittal, com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
“Como uma ‘moradora’ de Feira de Santana, há tantos anos, a Belgo Bekaert tem muito orgulho em contribuir para a valorização da cultura e de personalidades que engrandecem a nossa cidade. Ouvir as histórias dessas pessoas e transformar isso numa grande exposição e um filme documentário, é uma maneira de contribuir com a valorização do amor das pessoas por Feira de Santana”, disse Tamylla Novais, analista de Responsabilidade da Belgo Bekaert.
Junto com a Mostra da Diversidade Cultural, o Projeto Moradores integra o programa Forma e Transforma, que atua em prol do desenvolvimento da cultura local, promovendo a formação artística e empreendedora, além de valorizar o patrimônio das localidades e estimular o desenvolvimento local por meio da arte e da cultura.