Feira de Santana

Programa de Planejamento Familiar do Hospital da Mulher já realizou mais de 5 mil atendimentos

Iniciativa foi implantada no HIPS em 2018

08/02/2023 12h36
Programa de Planejamento Familiar do Hospital da Mulher já realizou mais de 5 mil atendimentos
Foto: Secom/Prefeitura de Feira

Maior centro de obstetrícia do interior da Bahia, o Hospital Inácia Pinto dos Santos – Hospital da Mulher – também realiza um trabalho voltado ao planejamento familiar. O atendimento, no ambulatório da própria unidade hospitalar, é realizado todas as sextas-feiras das 13h às 17h. São atendidas por dia cerca de 40 pacientes.

Planejamento familiar é o direito que toda pessoa tem à informação e ao acesso aos recursos que permitam optar livre e conscientemente por ter ou não ter filhos. A redução e prevenção da gravidez na adolescência é uma das metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU) e também da Estratégia Global para mulheres, crianças e adolescentes 2016-2030, lançada pela organização. Como parte desta mobilização, a semana de 1 a 8 de fevereiro foi instituída como a Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência para fins de mobilização social sobre esse tema tão relevante.

Em Feira de Santana, o Programa Planejamento Familiar foi implantado no Ambulatório do HIPS em 2018 e desde então já realizou mais de cinco mil atendimentos. Sob a orientação médica, as pacientes podem escolher qual o método contraceptivo que devem usar, afim de evitar uma gestação não planejada.

Para o médico Francisco Mota, mentor do Programa e diretor geral do Hospital da Mulher, a gravidez indesejada continua sendo um grave problema de saúde pública.

“Uma gravidez na adolescência pode causar riscos para essa mãe e para a saúde do bebê. Eles podem desenvolver hipertensão na gestação, que é a patologia que mais mata grávidas no Brasil e aumenta a prematuridade que demanda de UTI neonatal, gerando um grande número de mortalidade infantil no país”, afirma o especialista em Planejamento Familiar.

AMPLIAÇÃO

De acordo com Gilberte Lucas, diretora presidente da Fundação Hospitalar de Feira de Santana, a meta para 2023 é ampliar a oferta dos serviços. “Esse é um programa de saúde para a família, importante para o município. Vamos investir somente esse ano R$ 300 mil reais em contraceptivos e vamos aumentar a oferta dos serviços com a qualificação de profissionais e a aquisição de mais médicos especialistas em Planejamento Familiar”, ressaltou.

Conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS), as altas taxas de gravidez indesejada estão relacionadas à falta de serviços de planejamento familiar. No Brasil, em 2022, foram realizados cerca de 380 mil partos, sendo a maioria de gestações de adolescentes e mulheres de até 19 anos.

*Com informações Secom

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Zé Ronaldo se reúne com Targino Machado nesta quarta-feira (24)

Zé Ronaldo se reúne com Targino Machado nesta quarta-feira (24)

Após a reunião, o ex-deputado informou uma coletiva de imprensa na Casa Fornari, na próxima...
Feira de Santana
Confira os ganhadores da Campanha Super Prêmios 2024

Confira os ganhadores da Campanha Super Prêmios 2024

Ao todo, foram distribuídos aproximadamente 1,060 milhão de cupons, gerando uma movimentação...