Profissional explica a importância da impermeabilização para uma obra
Ele afirma que é mais barato o processo durante a construção do que resolver os problemas de infiltração pela falta da impermeabilização.
A impermeabilização de uma obra é fundamental para manter o espaço seguro e confortável. Porém, a maioria não prioriza essa etapa. Sillas Leal, especialista técnico em impermeabilização, explicou a importância dessa fase no processo de construção.
Ela se caracteriza como um sistema de proteção de uma construção. Quando aplicada logo no início da obra, ela previne infiltrações, protege lajes e evita umidade. Deve ser o centro do projeto.
A técnica se aplica tanto em fachadas, quanto em rodapés, na fundação da casa, em piscinas, áreas internas e externas. Pessoas com problemas respiratórios e sensibilidade a poeiras e mofo, sentem a diferença em um ambiente impermeabilizado.
“A cada 10 pessoas, 7 nos procuram para corrigir e apenas 3 para prevenir”, disse Sillas sobre a procura por profissionais em impermeabilização apenas quando já existe um problema na obra e não quando ela se inicia.
O profissional explica que para adicionar o processo de impermeabilização durante a obra é mais barato que corrigir os problemas em consequência da falta dela. O sistema escolhido para a obra define de quanto em quanto tempo deve haver uma manutenção.
Muitas marcas no mercado têm produtos específicos para impermeabilização, como Vedacit e Quartzolit. O uso deve ser feito por profissionais para evitar erros durante a aplicação. Há especificações para cada área da obra e devem ser respeitados para um resultado final agradável.