Profissionais de saúde são capacitados para diagnóstico da varíola dos macacos
A capacitação foi realizada no auditório da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Queimadinha nesta quarta-feira (10)
Profissionais de saúde que atuam em unidades públicas e privadas de Feira de Santana foram capacitados para o diagnóstico precoce da varíola dos macacos (monkeypox), bem como a maneira adequada de realizar o exame. A capacitação foi realizada no auditório da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Queimadinha nesta quarta-feira, 10.
“É o mesmo exame que detecta o coronavírus, mas a coleta é realizada nas lesões na pele, que são características da doença. Por isso é tão importante realizar esse treinamento com enfermeiros e técnicos de laboratório”, explica Francisca Oliveira, enfermeira referência técnica do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS).
A Secretaria Municipal de Saúde segue as recomendações do Ministério da Saúde como o monitoramento da situação epidemiológica no município. Os profissionais que atuam em policlínicas, UPAs e Unidades de Saúde da Família vinculadas ao Programa Saúde na Hora – que são unidades referência para o acompanhamento dos casos – também foram treinados sobre os cuidados com o paciente com suspeita da doença e quanto a coleta de amostra na última segunda-feira, 8.
SINTOMAS
Entre os principais sintomas da varíola dos macacos – doença causada por um vírus – estão a febre, forte e intensa, náuseas, exaustão, cansaço e o aparecimento de gânglios, que podem acontecer tanto na região do pescoço, na região axilar, como na região perigenital, além de feridas ou lesões no corpo. A transmissão é feita através do contato direto pele a pele, ou compartilhando objetos pessoais de pacientes que possam estar infectados.
*Secom