Feira de Santana

Professores municipais buscam apoio do prefeito para pagamento dos Precatórios do FUNDEF

Os professores buscam apoio do prefeito para a tramitação do projeto de lei que lhes permitirá receber os valores devidos.

03/06/2024 11h25
Professores municipais buscam apoio do prefeito para pagamento dos Precatórios do FUNDEF
Foto: Rafael Marques

Na manhã desta segunda-feira (03), professores da rede municipal de ensino de Feira de Santana se reuniram com o prefeito Colbert Filho para discutir a situação dos precatórios do FUNDEF. Os professores buscam apoio do prefeito para a tramitação do projeto de lei que lhes permitirá receber os valores devidos.

Os docentes chegaram ao encontro acompanhados do vereador Zé Carneiro, destacando a necessidade de intervenção do prefeito no impasse relacionado ao pagamento dos precatórios.

O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, Hamilton Ramos, relatou dificuldades em dialogar com a presidente da Câmara Municipal, vereadora Eremita Mota.

Foto: Rafael Marques

“Estamos montando estratégias e fomos até o gabinete da vereadora Eremita. Estava previsto vir aqui no gabinete do prefeito para ouvir dele. Os professores querem receber o precatório do FUNDEF e estamos caminhando no sentido de dar certo, montando as estratégias, os professores estão nos atendendo, é uma outra dinâmica, diferente da outra entidade, e eles estão vendo qual é o caminho”, afirmou Hamilton Ramos.

O prefeito Colbert Filho reforçou o apoio aos professores e criticou a demora na tramitação do projeto de lei na Câmara de Vereadores.

Foto: Rafael Marques

“São professores da rede municipal de ensino que querem que na Câmara de Vereadores seja dado andamento a um projeto de lei que permita que eles recebam o dinheiro do FUNDEF. Já faz dois meses e quinze dias que está lá na Câmara, desde 15 de abril, e até agora a presidente não colocou em pauta para leitura. Isso é uma falta de respeito muito grande com os professores de Feira de Santana. Em 2023, o Governo do Estado pagou a todos através de um projeto de lei aprovado na Assembleia Legislativa. Não há dificuldade. Escolhi um banco, chamado Banco Máster, que fez a antecipação desses recursos para os professores. Aqui em Feira, a presidente da Câmara, numa atitude absurda, quer evitar que as pessoas de Feira recebam quase 300 milhões de reais que também têm direito”, disse o prefeito.

Colbert Filho ainda acrescentou que vereadores e a presidente da APLB, professora Marlede Oliveira, já receberam seus precatórios, e criticou a resistência em pagar os professores da rede municipal.

“A vereadora Eremita já recebeu o dinheiro dela, o vereador Ivamberg já recebeu o dinheiro dele, a presidente da PLB também já recebeu o dinheiro dela. Nesse momento, eles querem impedir que os professores da rede municipal recebam. Portanto, eles estão se mobilizando para receber o que têm direito. São mais ou menos 3 mil professores, em torno de 300 milhões de reais. Hoje, vamos publicar no Diário Oficial a relação de todos os professores elegíveis para receber, incluindo herdeiros de professores falecidos, que devem se apresentar junto à Secretaria de Administração para exercer seu direito. São professores desde 1997 a 2006 que têm direito”, completou.

Os professores prometeram uma manifestação na terça-feira (04), em frente ao Centro de Cultura Amélio Amorim, onde estão acontecendo as sessões da Câmara Municipal, às 08h.

O portal De Olho na Cidade entrou em contato com a presidente da Câmara, vereadora Eremita Mota, e aguarda retorno.

*Com informações do repórter Rafael Marques

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Falta de quórum impede realização de sessão na Câmara Municipal de Feira de Santana

Falta de quórum impede realização de sessão na Câmara Municipal de Feira de Santana

A ausência de um número mínimo de vereadores impediu o andamento das atividades. 
Feira de Santana
Outubro Rosa: Fundação Hospitalar amplia atendimento e convida mulheres para prevenção

Outubro Rosa: Fundação Hospitalar amplia atendimento e convida mulheres para prevenção

A Fundação Hospitalar de Feira de Santana convida todas as mulheres a aproveitarem a...