Feira de Santana

Professores da Uefs aprovam paralisação

Categoria também promove agenda de lutas.

22/05/2022 06h55
Professores da Uefs aprovam paralisação

Em assembleia, os professores da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) aprovaram a paralisação das atividades acadêmicas e outras mobilizações A categoria também irá suspender os trabalhos nas universidades estaduais de Santa Cruz (Uesc), do Sudoeste da Bahia (Uesb) e do Estado da Bahia (Uneb). Como o protesto será realizado de forma conjunta pelos educadores das quatro instituições, o Fórum das ADs, entidade que reúne as diretorias das quatro associações docentes, irá definir uma data entre 30 de maio e 3 de junho para a interrupção do serviço. Nesta data haverá um ato público em Salvador. O dia proposto pela assembleia da Uefs, realizada quinta-feira (19), é 31 deste mês.

A diretoria da Adufs encaminhou ao Fórum das ADs uma agenda de atividades, incluindo outras paralisações e até a previsão do indicativo de greve. Os docentes reivindicam a garantia dos direitos trabalhistas, ampliação do orçamento destinado às universidades estaduais baianas de 5% da Receita Líquida de Impostos (RLI) para 7% da RLI; respeito à autonomia universitária e reajuste salarial.

Além da agenda de atividades contra os ataques do governo Rui Costa, os professores da Uefs integrarão a Semana de Lutas do Setor das Instituições Estaduais e Municipais (Iees/Imes) do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN). Na pauta, a defesa do orçamento público estatal, com autonomia de gestão financeira, política e pedagógica das universidades; carreiras, com concursos públicos, recomposições salariais; e melhores condições de trabalho, contra a política de congelamento de progressões, promoções e gratificações e das diferentes estratégias de privatização.

Em Feira de Santana, como parte das atividades da Semana de Lutas, a diretoria da Associação dos Docentes da Uefs (Adufs) está organizando um ato público para a próxima terça (24), às 7h30, no pórtico da Uefs, com café da manhã e panfletagem. Também haverá uma mesa sobre o tema: A autonomia e independência dos sindicatos frente à conjuntura das Eleições 2022, marcada para o dia 26 deste mês, às 16h30, no Anfiteatro do Módulo II. Os debatedores da mesa serão a ex-diretora da Adufs, Profa. Gracinete Bastos, e Prof. Milton Pinheiro, presidente em exercício do Andes-SN e durante algumas gestões diretor da Associação dos Docentes da Universidade do Estado da Bahia.

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Cliente denuncia longa espera no atendimento do banco Santander em Feira

Cliente denuncia longa espera no atendimento do banco Santander em Feira

Um usuário da agência relatou sua experiência ao tentar ser atendido no local.
Feira de Santana
Câmara aprova em 2ª votação Projeto que cria o Conselho Tutelar V no município

Câmara aprova em 2ª votação Projeto que cria o Conselho Tutelar V no município

Com a aprovação, a proposta de autoria do Poder Executivo vai aguardar a sanção do...
Feira de Santana
Procuradoria da Câmara esclarece sobre antecipação de precatórios 

Procuradoria da Câmara esclarece sobre antecipação de precatórios 

Um dos pontos considerados mais importantes, descrito em parecer da Procuradoria Jurídica...