Feira de Santana

Professores da Uefs aprovam paralisação

Categoria também promove agenda de lutas.

22/05/2022 06h55
Professores da Uefs aprovam paralisação

Em assembleia, os professores da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) aprovaram a paralisação das atividades acadêmicas e outras mobilizações A categoria também irá suspender os trabalhos nas universidades estaduais de Santa Cruz (Uesc), do Sudoeste da Bahia (Uesb) e do Estado da Bahia (Uneb). Como o protesto será realizado de forma conjunta pelos educadores das quatro instituições, o Fórum das ADs, entidade que reúne as diretorias das quatro associações docentes, irá definir uma data entre 30 de maio e 3 de junho para a interrupção do serviço. Nesta data haverá um ato público em Salvador. O dia proposto pela assembleia da Uefs, realizada quinta-feira (19), é 31 deste mês.

A diretoria da Adufs encaminhou ao Fórum das ADs uma agenda de atividades, incluindo outras paralisações e até a previsão do indicativo de greve. Os docentes reivindicam a garantia dos direitos trabalhistas, ampliação do orçamento destinado às universidades estaduais baianas de 5% da Receita Líquida de Impostos (RLI) para 7% da RLI; respeito à autonomia universitária e reajuste salarial.

Além da agenda de atividades contra os ataques do governo Rui Costa, os professores da Uefs integrarão a Semana de Lutas do Setor das Instituições Estaduais e Municipais (Iees/Imes) do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN). Na pauta, a defesa do orçamento público estatal, com autonomia de gestão financeira, política e pedagógica das universidades; carreiras, com concursos públicos, recomposições salariais; e melhores condições de trabalho, contra a política de congelamento de progressões, promoções e gratificações e das diferentes estratégias de privatização.

Em Feira de Santana, como parte das atividades da Semana de Lutas, a diretoria da Associação dos Docentes da Uefs (Adufs) está organizando um ato público para a próxima terça (24), às 7h30, no pórtico da Uefs, com café da manhã e panfletagem. Também haverá uma mesa sobre o tema: A autonomia e independência dos sindicatos frente à conjuntura das Eleições 2022, marcada para o dia 26 deste mês, às 16h30, no Anfiteatro do Módulo II. Os debatedores da mesa serão a ex-diretora da Adufs, Profa. Gracinete Bastos, e Prof. Milton Pinheiro, presidente em exercício do Andes-SN e durante algumas gestões diretor da Associação dos Docentes da Universidade do Estado da Bahia.

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Prefeito critica atraso na tramitação do projeto dos precatórios dos professores em Feira de Santana

Prefeito critica atraso na tramitação do projeto dos precatórios dos professores em Feira de Santana

Colbert destacou que o atraso prejudica diretamente os professores da rede municipal, que...
Feira de Santana
Entrega de caminhão marca evento da Gallotti Iveco em Feira de Santana

Entrega de caminhão marca evento da Gallotti Iveco em Feira de Santana

Além da entrega, foram apresentadas condições exclusivas para a aquisição de veículos...
Feira de Santana
PRF intensifica abordagens a ônibus na região de Feira de Santana

PRF intensifica abordagens a ônibus na região de Feira de Santana

O objetivo é combater o transporte de ilícitos e recuperar veículos com restrição...