Educação

Professores da Rede Municipal mantêm estado de greve

A decisão foi tomada após análise da audiência com o Secretário Municipal de Educação, ocorrida no último dia 21, e rejeição da proposta de reajuste salarial de 5,53% apresentada pelo Governo Municipal.

26/05/2025 20h04
Professores da Rede Municipal mantêm estado de greve
Foto: Reprodução redes sociais

A Assembleia da Rede Municipal realizada na tarde desta segunda-feira (26), pela diretoria da APLB Feira, decidiu manter o estado de greve e o indicativo de paralisação dos professores. A decisão foi tomada após análise da audiência com o Secretário Municipal de Educação, ocorrida no último dia 21, e rejeição da proposta de reajuste salarial de 5,53% apresentada pelo Governo Municipal.

A categoria considerou o percentual insuficiente, por estar abaixo do reajuste de 6,27% estabelecido pelo Piso Nacional do Magistério, conforme determina a Lei Federal 11.738. O projeto com a proposta foi encaminhado pelo Executivo à Câmara Municipal de Feira de Santana, onde começará a tramitar nesta terça-feira (27). A APLB convocou os trabalhadores em educação para uma mobilização na Casa Legislativa a partir das 8h30, com o objetivo de acompanhar de perto a votação.

Além do reajuste, os educadores também cobram o cumprimento da decisão judicial que suspendeu a Portaria da Reserva e garantiu a reserva de um terço da carga horária para atividades extraclasse. Segundo a APLB, o direito não vem sendo respeitado para professores contratados por meio do Regime Especial de Direito Administrativo (Reda) e para os docentes da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Durante a audiência com a categoria, o Secretário de Educação informou que até esta quarta-feira (28) deverá apresentar um levantamento com dados sobre os professores contratados via Reda e os impactos da implementação da reserva de carga horária para todos os profissionais. Também anunciou que está avaliando a possibilidade de um processo seletivo emergencial, enquanto aguarda a realização de um novo concurso público com mil vagas, já anunciado pela Prefeitura.

Outro ponto debatido foi a atualização da tabela salarial dos professores. O Secretário admitiu a defasagem e afirmou que os estudos estão em andamento, com previsão de reajuste da tabela até o mês de novembro.

A diretoria da APLB Feira reiterou que seguirá discutindo os pontos da pauta com a categoria.

Comentários

Leia também

Educação
MEC publica edital do Fies; inscrições postergadas

MEC publica edital do Fies; inscrições postergadas

Estudantes que tiveram a conclusão da inscrição adiada nos processos seletivos do Fies...
Educação
SEC divulga edital para contratação de 1.906 professores de Educação Básica do REDA

SEC divulga edital para contratação de 1.906 professores de Educação Básica do REDA

Inscrições podem ser realizadas, exclusivamente pela internet, entre os dias 30 de junho...
Educação
Com 5,5 milhões de candidatos, Enem 2025 registra recorde de inscritos

Com 5,5 milhões de candidatos, Enem 2025 registra recorde de inscritos

O ministro da Educação, Camilo Santana, comemorou o feito através das redes sociais ...