Professores aprovam paralisação da Rede Municipal
Assembleia da APLB Feira anuncia mobilização no dia 24 de fevereiro

A APLB Sindicato – Delegacia Sindical Feira de Santana realizou, na quinta-feira (12), a 1ª Assembleia da Rede Municipal de 2026, reunindo centenas de trabalhadoras e trabalhadores em educação para discutir e deliberar o plano de lutas da categoria para o ano em curso.
A atividade contou com a participação do coordenador-geral da APLB Sindicato, professor Rui Oliveira, do presidente da Federação dos Comerciários da Bahia (FEC), Jairo Araújo, e da supervisora técnica regional do Dieese, Ana Georgina Dias. Durante o encontro, foram apresentados esclarecimentos sobre as recentes alterações no Regime Próprio de Previdência Social dos Servidores Públicos de Feira de Santana e no Imposto de Renda da Pessoa Física, além de reforçada a importância da mobilização e da unidade na defesa dos direitos dos trabalhadores.
Na assembleia, a direção da APLB informou sobre a audiência realizada no dia 11 com o secretário municipal de Educação, Pablo Roberto. Segundo a entidade, o secretário anunciou que deverá publicar, após o Carnaval, no Diário Oficial do Município, a convocação da Comissão responsável pela reformulação do Plano de Carreira, incluindo a análise da tabela salarial.
Também ficou acordado que o secretário apresentaria, até o horário da Assembleia, uma resposta sobre a proposta de reajuste de 5,4% do Piso Salarial, com efeito retroativo a janeiro, conforme fixado pelo Ministério da Educação. No entanto, segundo a APLB, não houve retorno sobre o reajuste nem sobre os demais pontos da pauta de reivindicações.
Diante da ausência de respostas concretas, a Assembleia aprovou a paralisação da Rede Municipal no próximo dia 24 de fevereiro, com mobilização em frente à Secretaria Municipal de Educação. Na mesma data, está prevista reunião com a Comissão do Plano de Carreira.






