Educação

Professores aprendem a utilizar chromebooks e smart tvs em sala de aula

Professores efetivos da Educação Infantil da rede municipal estão aprendendo a utilizar chromebooks e smart tvs como ferramenta pedagógica em sala de aula. Todas as unidades municipais estão recebendo os equipamentos. Os encontros formativos começaram na segunda-feira, 19, e seguem até esta sexta-feira, 23, no Colégio Agostinho Fróes Da Mota. A formação continuada dos docentes […]

22/09/2022 17h32
Professores aprendem a utilizar chromebooks e smart tvs em sala de aula

Professores efetivos da Educação Infantil da rede municipal estão aprendendo a utilizar chromebooks e smart tvs como ferramenta pedagógica em sala de aula. Todas as unidades municipais estão recebendo os equipamentos. Os encontros formativos começaram na segunda-feira, 19, e seguem até esta sexta-feira, 23, no Colégio Agostinho Fróes Da Mota.

A formação continuada dos docentes faz parte das políticas da Secretaria de Educação. A semana de formação conta com diferentes grupos de professores em cada dia e turno.

“É importante que as crianças da Educação Infantil tenham contato com as tecnologias. É uma ferramenta que pode ajudar no desenvolvimento infantil, já que envolve a concentração e diversos elementos importantes”, pontua a secretária de Educação, professora Anaci Paim.

O encontro formativo começa com o “Painel das Emoções”, através de uma plataforma interativa online os professores podem publicar fotos e mensagens de como estão se sentindo ou suas percepções sobre a formação. Os docentes postaram frases como “encantadas com as novas possibilidades de ferramentas de ensino-aprendizagem com crianças pequenas” e “muito bom participar desse momento de integração e conhecimento!”.

Após a interação inicial, a equipe técnica do Núcleo de Tecnologias (NUTEC)/SEDUC, responsável pelas orientações, realiza uma sondagem individual sobre o uso de tecnologias na escola – também utilizando um formulário virtual.

A partir daí, a formação segue com a abordagem teórica da temática, de acordo com as recomendações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as Diretrizes Nacionais da Educação Infantil (DCNEI). Os participantes também são orientados sobre a parte técnica-teórica sobre os Chromebooks – como seu funcionamento, diferença em relação a um notebook, ferramentas disponíveis e afins.

Para finalizar o encontro formativo, os docentes participam de quatro oficinas práticas: Como Animar Desenhos (do papel para o virtual); Avaliando Atividades Online; Criando Atividades Interativas no Wordwall; e, por fim, o “Uso do Canva”.

Segundo Janaina Nascimento, coordenadora do NUTEC, esta é uma atualização das práticas de ensino.

“São recursos que auxiliam na aprendizagem e apontam para a necessidade de integrar a tecnologia da informação na educação. Nosso objetivo é que os professores entendam a base conceitual das ferramentas, fazendo que sejam parte de um conjunto de soluções para ajudar nos processos de letramento e alfabetização”, afirma.

*Secom

Comentários

Leia também

Educação
Prazo para pedir isenção do Enem 2025 termina nesta sexta

Prazo para pedir isenção do Enem 2025 termina nesta sexta

Resultado sai em 12 de maio; recurso até dia 16
Educação
Governo estadual autoriza criação de 705 vagas para universidades estaduais

Governo estadual autoriza criação de 705 vagas para universidades estaduais

Oportunidades para professores e técnicos serão criadas por meio de novos concursos e...
Educação
Encerram nesta terça-feira inscrições para Fies 2025

Encerram nesta terça-feira inscrições para Fies 2025

Interessados devem se inscrever pelo Portal Único do MEC; programa financia graduação...