Professor Rafael Dantas tece linha do tempo sobre a importância geográfica e econômica de Feira de Santana
O especialista conta como a cidade evoluiu e se concretizou na Bahia
Feira de Santana sempre foi reconhecida como um dos maiores entroncamentos rodoviários da região Nordeste e valiosa para a dinâmica do país. O professor e historiador Rafael Dantas discorreu sobre a importância estratégica de Feira em uma entrevista concedida para o De Olho na Cidade.
Dantas contou que por volta de 1700, “os caminhos do sertão” começaram a se desenvolver. Além do açúcar, o plantio de grãos, de alimentos importantes para a base alimentar, a carne e o fumo também circulavam em rotas desde o Norte até o Sul durante o Brasil Colônia. O escoamento para o litoral era constante.
Feira viria a ser um grande local de parada para o descanso de caminhoneiros e reabastecimento de produtos que teriam como destino várias regiões dos quatro cantos do país.
“É muito comum a gente lembrar das cidades com um processo de ocupação muito mais antigo no contexto baiano e às vezes esquece do interior. Mas as antigas ocupações do interior da Bahia foram fundamentais para o desenvolvimento do nosso próprio estado ao longo do tempo” disse o professor relembrando o papel do sertão.
Em documentos e registros, a cidade é sempre citada no contexto da história da Bahia sendo uma referência de mercado e desenvolvimento. E, a partir do século XX, se torna referência também em política. Ela evolui para além de um local apenas de parada e comércio e se torna fundamental nas articulações com o poder central.
O historiador considera Feira de Santana uma “cidade de diversas faces” e pontua o quão fundamental é a valorização da educação e da cultura em um espaço tão plural. Dantas finaliza complementando que vê Feira em constante crescimento no futuro, tendo sua posição referencial no ponto de vista geográfico do estado.
A entrevista com Rafael Dantas faz parte do projeto “Feira de Santana e Sua História”. Idealizado por Jorge Biancchi, ele pretende celebrar a história e o futuro dessa cidade tão importante para a Bahia. Em seu IIº encontro reunirá representantes de diversos segmentos para pensar o planejamento estratégico da cidade.