Educação

Professor de Feira de Santana vencedor de Olimpíadas de Matemática do ITA participa de intercâmbio, em Xangai

As aulas de José Fábio, tanto presenciais quanto no YouTube, foram fundamentais para essa conquista, e ele espera usar o conhecimento adquirido para aprimorar seu trabalho com estudantes e colegas.

20/09/2024 16h13
Professor de Feira de Santana vencedor de Olimpíadas de Matemática do ITA participa de intercâmbio, em Xangai
Foto: Ascom/SEC

Medalha de Ouro na primeira Olimpíada de Professores de Matemática do Ensino Médio (OPMBr), promovida pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), o professor José Fábio de Araújo Lima, do Centro Integrado de Educação Assis Chateaubriand, em Feira de Santana, já está em Xangai, na China, participando de um intercâmbio internacional. A oportunidade de troca de experiências técnicas e culturais, que está acontecendo no Centro de Educação para Professores da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), foi a premiação pela conquista na OPMBr.

“Até aqui tem sido uma experiência incrível. Certamente, teremos muito a evoluir diante de tudo que estamos envolvidos por aqui. Ainda teremos atividades até a próxima semana, inclusive no domingo, esperando continuar nessa mesma crescente de aprendizados. Já tivemos a chance de visitar locais como os parques de tecnologia da Huawei e da Lenovo”, revelou o docente da rede estadual de ensino, que está participando do intercâmbio junto com um grupo de outros professores brasileiros.

As aulas de José Fábio, tanto presenciais quanto no YouTube, foram fundamentais para essa conquista, e ele espera usar o conhecimento adquirido para aprimorar seu trabalho com estudantes e colegas. Na sua avaliação, a participação no intercâmbio vai enriquecer ainda mais seus conhecimentos e, consequentemente, essa experiência será repassada na sua atuação na escola.

José Fábio é um dos exemplos de professores e estudantes da rede estadual baiana que têm chamado a atenção no cenário nacional. Além dele, outros três professores baianos também se destacaram na OPMBr. Calebe Miranda da Silva, do Colégio Estadual José Ribeiro de Araújo, da cidade de Canarana; Emerson Gordiano de Almeida, do Colégio Polivalente de Conceição do Coité; e Jadson Souza, do Colégio Estadual Professora Nilde Maria Monteiro Xavier, de Palmeiras, foram premiados com medalhas de bronze, representando diferentes cidades da Bahia. A premiação desses educadores reflete a qualidade do ensino na rede pública do Estado, que tem incentivado o desenvolvimento de professores altamente capacitados e comprometidos com o avanço da Educação.

O professor Jadson Souza, por exemplo, se inscreveu na OPMBr com o intuito de avaliar seu desempenho e aprimorar sua prática docente. Ele vê na conquista da Medalha de Bronze uma grande motivação para ele e seus alunos. “A premiação comprova que a rede pública de ensino da Bahia tem professores qualificados”, afirmou Jadson, que também coordena o Clube de Ciências em sua escola e acompanhará seus alunos na Feira Nacional de Ciências em Brasília, a partir da próxima semana.

Comentários

Leia também

Educação
Enade das Licenciaturas: questionário do Estudante deve ser preenchido até 25 de outubro

Enade das Licenciaturas: questionário do Estudante deve ser preenchido até 25 de outubro

Etapa é obrigatória para participar da prova e colar grau; formulário está disponível...
Educação
Vereador fala sobre emenda destinada à educação em Feira de Santana

Vereador fala sobre emenda destinada à educação em Feira de Santana

Entre os itens adquiridos com as emendas estão computadores, notebooks, smart TVs e equipamentos...
Educação
Educação Municipal divulga homologação das inscrições para seleção de diretores e vice-diretores

Educação Municipal divulga homologação das inscrições para seleção de diretores e vice-diretores

As listas foram organizadas em ordem alfabética, garantindo maior transparência no processo ...