Esporte

Professor da Uefs homenageia Pelé; “O maior de todos”

“Como atleta e figura pública, o maior de todos os craques do futebol, do marketing pessoal e do esportivo”, diz o professor Carlos Eduardo Cardoso.

30/12/2022 17h20
Professor da Uefs homenageia Pelé; “O maior de todos”
Foto: Arquivo

Na tarde de quinta-feira (29), o Brasil e o mundo deram adeus a um dos grandes nomes do futebol: o Rei Pelé. Fãs, personalidades, amigos e figuras públicas prestaram condolências e homenagearam o ídolo. Segundo o professor de Administração da Uefs, Carlos Eduardo Cardoso de Oliveira, o craque é o o maior símbolo dos séculos XX e XXI.

“Como atleta e figura pública, o maior de todos os craques do futebol, do marketing pessoal e do esportivo. Carisma incrível! Presença que ocupava todos os espaços midiáticos. Até às redes sociais atuais se renderam a Pelé. Nenhum outro ser humano sustentou uma posição com tanta visibilidade pública, durante tanto tempo. São muitas qualidades e realizações para um brasileiro nascido pobre”, explicou o professor, que também é gestor governamental do Estado da Bahia.

O rei fez história no futebol ao marcar seis gols na Copa do Mundo de 1958, sendo que dois destes foram na final, o que levou a seleção brasileira a levantar a taça.

“Pelé é o paradigma de excelência do esporte contemporâneo. Mesmo aposentado, se comportava como atleta exemplo. Superar tanto significado, se não for impossível, será tarefa para mais de uma encarnação. E não esqueçamos que Pelé era um homem preto em contexto de grande preconceito racial. Nunca foi exemplo de engajamento com questões sociais. Mas, quantos jogadores de futebol o foram ou são? Na própria arte do futebol e noutros esportes, quando o talento e a dificuldade superam a diferença social mais vantajosa do adversário, já se tem a contribuição para um mundo mais plural e inclusivo”, finaliza o professor.

Comentários

Leia também

Esporte
Bahia enfrenta Barcelona de Ilhéus nesta quarta

Bahia enfrenta Barcelona de Ilhéus nesta quarta

Partida está marcada para as 21h30
Esporte
Semifinal da Copa Master será no dia 12 de fevereiro

Semifinal da Copa Master será no dia 12 de fevereiro

Confrontos acontecerão no Joia da Princesa
Esporte
Bahia vence o Vitória no primeiro clássico Ba-Vi de 2023 

Bahia vence o Vitória no primeiro clássico Ba-Vi de 2023 

Atacante marca no primeiro tempo e decide jogo na Fonte Nova