Professor da Uefs homenageia Pelé; “O maior de todos”
“Como atleta e figura pública, o maior de todos os craques do futebol, do marketing pessoal e do esportivo”, diz o professor Carlos Eduardo Cardoso.
Na tarde de quinta-feira (29), o Brasil e o mundo deram adeus a um dos grandes nomes do futebol: o Rei Pelé. Fãs, personalidades, amigos e figuras públicas prestaram condolências e homenagearam o ídolo. Segundo o professor de Administração da Uefs, Carlos Eduardo Cardoso de Oliveira, o craque é o o maior símbolo dos séculos XX e XXI.
“Como atleta e figura pública, o maior de todos os craques do futebol, do marketing pessoal e do esportivo. Carisma incrível! Presença que ocupava todos os espaços midiáticos. Até às redes sociais atuais se renderam a Pelé. Nenhum outro ser humano sustentou uma posição com tanta visibilidade pública, durante tanto tempo. São muitas qualidades e realizações para um brasileiro nascido pobre”, explicou o professor, que também é gestor governamental do Estado da Bahia.
O rei fez história no futebol ao marcar seis gols na Copa do Mundo de 1958, sendo que dois destes foram na final, o que levou a seleção brasileira a levantar a taça.
“Pelé é o paradigma de excelência do esporte contemporâneo. Mesmo aposentado, se comportava como atleta exemplo. Superar tanto significado, se não for impossível, será tarefa para mais de uma encarnação. E não esqueçamos que Pelé era um homem preto em contexto de grande preconceito racial. Nunca foi exemplo de engajamento com questões sociais. Mas, quantos jogadores de futebol o foram ou são? Na própria arte do futebol e noutros esportes, quando o talento e a dificuldade superam a diferença social mais vantajosa do adversário, já se tem a contribuição para um mundo mais plural e inclusivo”, finaliza o professor.