Proerd da PMBA é certificado como o 8º Centro de Treinamento do Brasil
O anúncio da certificação ocorreu na formatura de 34 novos instrutores
A Polícia Militar da Bahia, instituição que aplica há 21 anos o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), foi certificada como o 8º Centro de Treinamento do Brasil, responsável pela formação de policiais militares que ministram o programa em escolas municipais e estaduais. O anúncio da certificação ocorreu na quinta-feira (14), na Vila Policial Militar do Bonfim, durante a solenidade de formatura de 34 novos instrutores do Proerd.
Ao longo de nove dias, esteve em Salvador uma delegação composta por três avaliadoras, sendo duas do Brasil e uma dos Estados Unidos da América (EUA), país onde o D.A.R.E. (Drug Abuse Resistance Education) foi criado e inspirou a adaptação do Proerd. Neste período, durante a formação dos novos instrutores, a delegação observou a atuação da equipe de facilitadores da PMBA, a metodologia aplicada e outros aspectos, sendo todas as exigências de excelência constatadas.
“Ser um centro de treinamento é contribuir para a formação de novos instrutores, que resultara na ampliação das ações do Proerd na Bahia”, informou o major Luís Cláudio, componente da equipe que formou os novos instrutores do Proerd. “Ao longo desses 21 anos do programa na PMBA, já atendemos a quase 1 milhão de crianças e adolescentes e mais de 11.500 escolas”, destacou.
Os 34 policiais militares (oficiais e praças) da corporação passaram diariamente por avaliações processuais durante as 80 horas/aula ministradas. Com a formatura, a PMBA passa a ter agora 244 multiplicadores do Proerd capacitados.
“O Proerd ajuda crianças e adolescentes a tomarem as melhores decisões através do desenvolvimento de habilidades sócio-emocionais”, ressaltou o soldado Alyson Diego, um 34 policiais recém-formados instrutores.