Feira de Santana

Procurador Geral de Justiça da Bahia recebe título de cidadão feirense

Pedro Maia é homenageado pela Câmara Municipal de Feira de Santana por seus serviços prestados ao município e ao estado da Bahia.

06/06/2024 16h06
Procurador Geral de Justiça da Bahia recebe título de cidadão feirense
Foto: Robson Nascimento

O atual Procurador Geral de Justiça da Bahia, Pedro Maia Souza Marques, será homenageado pela Câmara Municipal de Feira de Santana com o título de Cidadão Feirense. A cerimônia de entrega da honraria aconteceu nesta quinta-feira (6) no Centro de Cultura Amélio Amorim.

A proposta de conceder o título ao procurador foi feita pelo vereador José Carneiro (União Brasil).

Foto: Robson Nascimento

Nascido em Salvador, Pedro Maia é graduado em Direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e possui especialização em Ciências Criminais pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Ele ingressou no Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) em 2002 e, desde então, desempenhou um papel fundamental em várias cidades baianas, incluindo Canarana, Barreiras, Gandu, Vitória da Conquista, e Santa Maria da Vitória, onde coordenou a Promotoria Regional.

Em sua trajetória, Maia exerceu funções de destaque como chefe de Gabinete da Procuradoria Geral de Justiça e secretário Executivo do Conselho Nacional dos Procuradores Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG). Em Salvador, ele integrou o Grupo de Apoio Operacional de Combate ao Crime Organizado (GAECO) e o Grupo de Atuação Especial de Combate à Sonegação Fiscal e Crimes contra a Ordem Tributária (GAESF).

Além disso, Pedro Maia teve uma atuação significativa no Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos e no Conselho Deliberativo do Fundo de Modernização do MP-BA. Ele também esteve à frente do Centro de Apoio às Promotorias de Justiça da Área Criminal (CAOCRIM) e da Comissão de Combate e Prevenção à Violência nos Estádios do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais dos Ministérios Públicos.

Em entrevista ao De Olho na Cidade, Pedro Maia expressou sua gratidão pela homenagem.

Foto: Robson Nascimento

“Eu recebo essa honraria com muita honra. Feira de Santana mora em meu coração desde que eu morei e trabalhei nesta cidade. Para mim, foi motivo de muita alegria. Esse reconhecimento da Câmara de Vereadores e da população de Feira de Santana realmente me traz um compromisso muito mais forte de retribuir”, afirmou o procurador.

Maia lembrou de sua passagem por Feira de Santana, onde atuou na Promotoria de Combate ao Tráfico de Drogas e na Promotoria do Júri.

“Trabalhei aqui em Feira de Santana por dois anos intensos. Foi um período de muito trabalho e aprendizado que me conectou profundamente com essa comunidade”, disse.

O prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins Filho, também expressou seu apoio à homenagem.

“O Procurador Geral de Justiça da Bahia, Pedro Maia, merece esse reconhecimento. Estamos honrados em recebê-lo aqui e ver a importante iniciativa do Ministério Público de trazer suas ações para o interior do estado”, afirmou o prefeito.

Procuradoria Geral Itinerante

O procurador geral destacou a importância da iniciativa Procuradoria-Geral de Justiça Itinerante, que começa sua jornada em Feira de Santana.

“Trouxemos a sede do Ministério Público da Bahia para Feira de Santana como parte de um projeto que se inicia hoje e se estenderá a outros municípios. Vamos lançar um programa de inteligência artificial e realizar um workshop sobre provas digitais e o combate à desinformação, o que é crucial, especialmente em um ano eleitoral”, explicou.

*Com informações do repórter Robson Nascimento

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Zé Ronaldo celebra aniversário com missa de ação de graças

Zé Ronaldo celebra aniversário com missa de ação de graças

O evento contou com a presença de familiares, amigos e apoiadores que se reuniram para...
Feira de Santana
Feira de Santana é sexta entre as 10 cidades mais violentas no país

Feira de Santana é sexta entre as 10 cidades mais violentas no país

Os dados são do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado nesta quinta-feira...
Feira de Santana
“Estamos aqui juntos, permanecemos juntos”, afirma Colbert após Pablo retirar pré-candidatura

“Estamos aqui juntos, permanecemos juntos”, afirma Colbert após Pablo retirar pré-candidatura

Ao ser questionado sobre sua participação nas conversas que levaram Pablo a mudar de...