Feira de Santana

Procurador do município esclarece suspensão da movimentação dos recursos dos precatórios do Fundef

O procurador do município, Guga Leal, afirmou que a decisão judicial não invalida o TAC.

28/02/2025 08h23
Procurador do município esclarece suspensão da movimentação dos recursos dos precatórios do Fundef
Foto: Jorge Magalhães

A Justiça determinou o bloqueio de recursos referentes aos precatórios da Educação municipal de Feira de Santana. A decisão decorre de uma ação movida pela APLB Sindicato, que questiona a validade do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado pela Prefeitura e pelo Ministério Público Estadual, sem a participação da entidade sindical. Segundo a APLB, o acordo desconsidera a legislação municipal, que prevê a inclusão do sindicato nas negociações.

O procurador do município, Guga Leal, rebateu as críticas e afirmou que a decisão judicial não invalida o TAC.

“O processo para recuperar esse crédito foi iniciado ainda no segundo mandato do ex-prefeito José Ronaldo, e a APLB só foi incluída como parte interessada em 19 de dezembro de 2023. Ou seja, a Prefeitura é a autora do processo, e não o sindicato”, declarou.

Guga Leal afirmou que o Ministério Público Federal declinou a competência do caso para o Ministério Público Estadual, que conduziu as negociações.

“Nós confiamos plenamente no Ministério Público da Bahia e no Ministério Público Federal, órgãos fiscalizadores. O TAC foi elaborado pelo MP e nós apenas assinamos, pois ele assegura o pagamento de 60% dos recursos aos professores. Se a categoria quer que os professores recebam o dinheiro sem qualquer custo, por que não aceitar o TAC? O juiz determinou que os valores permaneçam bloqueados até a formalização do ajuste. Não há qualquer prejuízo aos docentes”, pontuou.

O procurador afirmou que o conselho superior do Ministério Público já agendou sessão para o dia 18 de março para homologação do TAC.

“A decisão não determina a suspensão do TAC, apenas aguarda sua homologação, que é obrigatória. O conselho superior do Ministério Público já agendou sessão para o dia 18. Tudo está ocorrendo dentro dos conformes.”

Leia também:

Justiça suspende avanço em negociações sobre recursos dos precatórios do Fundef

Comentários

Leia também

Feira de Santana
HGCA celebra conclusão da primeira turma de residência em medicina intensiva
Feira de Santana
Construção do Hospital Geral do Câncer pela Santa Casa de Feira avança com emenda de R$ 5 milhões de Zé Neto

Construção do Hospital Geral do Câncer pela Santa Casa de Feira avança com emenda de R$ 5 milhões de Zé Neto

Restando apenas poucas correções da Superintendência de Vigilância da Saúde (Suvisa),...