Procura pela vacina contra a paralisia infantil é baixa em Feira
Neste sábado, 20, no dia D de mobilização contra a paralisia infantil todas as unidades de saúde da rede municipal estarão funcionando das 7h às 16h.
Ainda é baixa a procura pela vacinação contra poliomielite (paralisia infantil) em Feira de Santana. Desde o início da campanha (8 de agosto) até esta quarta-feira, 17, somente 967 crianças foram imunizadas, ou seja aproximadamente 2,4% do público estimado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) que é de 39.996.
Neste sábado, 20, no dia D de mobilização contra a paralisia infantil todas as unidades de saúde da rede municipal estarão funcionando das 7h às 16h. Devem receber a vacina meninos e meninas na faixa etária de 1 a 5 anos.
Neste dia, a ida ao posto de saúde também será a oportunidade para colocar a caderneta de vacinação em dia. A campanha de multivacinação é para crianças menores de 15 anos.
Dessa forma serão disponibilizadas doses que protegem contra a tuberculose, hepatite, tétano, difteria, meningite, febre amarela, sarampo, rubéola, caxumba, catapora, gripe e a Covid-19.
Para ser imunizado é necessário apresentar os documentos de identidade e o cartão SUS, além da caderneta de vacinação para que as equipes de saúde possam identificar quais imunizantes precisam ser aplicados.
“Devido a pandemia, muitas pessoas deixaram de tomar vacinas importantes. Para resgatar esse público, estamos intensificando a campanha de vacinação com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal”, afirma a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Carlita Correia.