Feira de Santana

Procon fiscaliza Feira do Livro Usado em Feira de Santana

A ação, parte da operação Volta às Aulas, teve como foco a verificação da conformidade das vendas

17/01/2025 12h02
Procon fiscaliza Feira do Livro Usado em Feira de Santana
Foto: Izinaldo Barreto

Na tarde desta quinta-feira (16), a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Feira de Santana realizou uma fiscalização na tradicional Feira do Livro Usado, que está montada na calçada do estacionamento da Prefeitura, na avenida Getúlio Vargas. A ação, parte da operação “Volta às Aulas”, teve como foco a verificação da conformidade das vendas, com atenção especial às práticas comerciais que respeitam as normas vigentes.

Segundo Maurício Carvalho, superintendente do Procon, o objetivo da operação é orientar os expositores e garantir que apenas livros usados sejam comercializados. “Estamos presentes na Feira de Livros Usados para fiscalizar os estandes que vendem livros. É fundamental garantir que apenas livros seminovos sejam comercializados, pois é proibida a venda de livros novos ou edições destinadas a professores. Estamos acompanhando a feira para assegurar que a legislação seja cumprida”, explicou.

Ele destacou ainda que, em casos de irregularidades, como a presença de livros novos ou exemplares destinados ao público docente, as mercadorias são recolhidas imediatamente. “Emitimos autos de visita, orientamos os expositores e, se necessário, pedimos ajustes para que a venda ocorra dentro da legalidade”, completou.

Benefício para as famílias e sustentabilidade

A Feira do Livro Usado, que ocorre anualmente de janeiro a março, se consolidou como uma importante opção de compra para as famílias de Feira de Santana. A coordenadora da Associação do Livro Usado, Jussara Bacelar, ressaltou a relevância do evento, especialmente para aqueles que buscam economia no início do ano letivo. “A feira tem uma importância enorme para a economia das famílias. Aqui, os pais encontram livros que em livrarias custariam até R$ 500, por preços que chegam a R$ 150, o que representa um desconto de até 70%. Além disso, incentivamos a reutilização dos livros, evitando o desperdício e promovendo um destino sustentável para os materiais”, destacou.

A iniciativa, que já está em seu 19º ano, tem atraído um grande número de visitantes, especialmente aqueles que buscam economizar em itens essenciais para a volta às aulas. 

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Valorização imobiliária: Especialista dá dicas para acelerar a venda do imóvel

Valorização imobiliária: Especialista dá dicas para acelerar a venda do imóvel

Com a média de venda de imóveis no Brasil alcançando 16 meses, especialista explica...
Feira de Santana
Bahia abre 118 vagas para professores na região de Feira de Santana

Bahia abre 118 vagas para professores na região de Feira de Santana

O contrato terá duração de 36 meses, podendo ser prorrogado por igual período, com...
Feira de Santana
Comando da PM avalia positivamente segurança dos festejos juninos na região de Feira de Santana

Comando da PM avalia positivamente segurança dos festejos juninos na região de Feira de Santana

O Comando de Policiamento Regional Leste (CPRL) da Polícia Militar da Bahia avaliou positivamente...