Feira de Santana

Procon de Feira orienta escolas particulares sobre matrículas e listas de material para 2025

Diretrizes buscam equilibrar as relações de consumo e proteger os direitos dos estudantes e suas famílias

28/12/2024 06h03
Procon de Feira orienta escolas particulares sobre matrículas e listas de material para 2025
Foto: divulgação

A Superintendência Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Feira de Santana publicou uma portaria para orientar as escolas particulares do município sobre o processo de matrículas e rematrículas para o ano letivo de 2025. As regras têm como objetivo proteger os direitos dos consumidores, garantir a transparência nas contratações e evitar práticas abusivas.

De acordo com a portaria, as escolas devem divulgar a lista de materiais escolares acompanhada de um plano que explique o uso de cada item no ensino. Esse plano deve ser apresentado no período de matrícula, facilitando a compreensão das famílias sobre os custos e sua justificativa.

Além disso, o Procon estabelece que os pais ou responsáveis poderão optar por fornecer os materiais de duas formas: todos de uma vez no início do ano ou de maneira parcelada. Entretanto, na educação infantil, a entrega deve ser feita integralmente no início do ano para não prejudicar o planejamento pedagógico.

A portaria também proíbe que as escolas obriguem a compra de materiais ou uniformes exclusivamente no próprio estabelecimento, salvo em situações específicas, como peças com logotipos registrados. Outro ponto destacado é a necessidade de justificativa detalhada para qualquer reajuste na mensalidade, por meio de planilhas de custos que expliquem aumentos de despesas ou melhorias pedagógicas.

O superintendente do Procon, Maurício de Carvalho, reforça que essas diretrizes buscam equilibrar as relações de consumo e proteger os direitos dos estudantes e suas famílias.

As instituições que descumprirem as regras podem ser penalizadas, incluindo multas e outras medidas administrativas. O Procon destaca que os pais que se sentirem lesados devem procurar o órgão para formalizar suas denúncias.

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Nova diretoria do Sindicato dos Bancários de Feira toma posse defendendo ampliação de direitos

Nova diretoria do Sindicato dos Bancários de Feira toma posse defendendo ampliação de direitos

Nova diretoria assume para o mandato 2025-2029 com compromisso de fortalecer a categoria...
Feira de Santana
Jubileu dos Jovens: Jorge Biancchi acompanha o maior encontro católico da juventude mundial direto de Roma

Jubileu dos Jovens: Jorge Biancchi acompanha o maior encontro católico da juventude mundial direto de Roma

Evento reúne jovens de quase 146 países, marca o primeiro grande encontro com o Papa...
Feira de Santana
Multidão acompanha procissão de Senhora Sant’Ana no centro de Feira de Santana

Multidão acompanha procissão de Senhora Sant’Ana no centro de Feira de Santana

Tradição reúne fiéis em homenagem à padroeira da cidade