Bahia

Procon-BA deflagra operação contra ‘reduflação’ e pede que consumidores denunciem a prática

Em economia, a reduflação é o processo em que os produtos diminuem de tamanho ou quantidade, enquanto o seu preço se mantém inalterado ou aumenta.

22/07/2022 12h52
Procon-BA deflagra operação contra ‘reduflação’ e pede que consumidores denunciem a prática
Foto: Divulgação

A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-BA) iniciou nesta semana a Operação Reduflação, que tem como objetivo proteger os consumidores contra publicidade enganosa e induzir os consumidores a erros. Em economia, a reduflação é o processo em que os produtos diminuem de tamanho ou quantidade, enquanto o seu preço se mantém inalterado ou aumenta.

O órgão da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) começou a fiscalizar mercados e supermercados com o objetivo de apurar a prática e punir eventuais abusos registrados nesses centros de compra.

Na operação, também serão verificadas as informações constantes nas embalagens dos produtos que possam confundir o consumidor acerca das suas características e composição. Os fornecedores autuados responderão administrativamente pelas práticas abusivas. As multas para este tipo de abuso vão de R$ 400,00 a até R$ 6 milhões.

O Procon-BA estimula ainda que os consumidores denunciem por meio do Aplicativo PROCON BA MOBILE ou por e-mail: [email protected]. As denúncias podem ser feitas de forma anônima.

Comentários

Leia também

Bahia
Inscrições abertas para vagas temporárias no Carnaval de Salvador; saiba mais

Inscrições abertas para vagas temporárias no Carnaval de Salvador; saiba mais

As vagas são para assistente social, educador social, pedagogo, psicólogo, auxiliar de...
Bahia
Carreta derruba passarela na BR-324 e trecho segue interditado

Carreta derruba passarela na BR-324 e trecho segue interditado

O acidente ocorreu pouco antes da meia-noite.
Bahia
Prefeito de Ipecaetá entrega novos veículos durante Jornada Pedagógica

Prefeito de Ipecaetá entrega novos veículos durante Jornada Pedagógica

Durante o evento, o prefeito Júnior Piaggio destacou os avanços na educação