Procissão do Fogaréu leva católicos às ruas de Feira de Santana
A procissão relembra os últimos momentos de Jesus antes de ser perseguido pelos soldados romanos, preso e crucificado
A Procissão do Fogaréu foi realizada em Feira de Santana na noite desta quinta-feira (06). Os fiéis saíram da Capela Nossa Senhora da Piedade, localizada no estacionamento do Hospital Dom Pedro de Alcântara (HDPA), e seguiram pelas ruas do centro da cidade em direção à catedral de Sant’Ana (Igreja Matriz).
A caminhada relembra os últimos momentos de Jesus antes de ser perseguido pelos soldados romanos, preso e crucificado. O padre Júlio Santana Bárbara, pároco da Paróquia Senhor dos Passos, contou sobre a simbologia e o significado da tradição.
“Vem da idade média, de uma intenção de representar e fazer memória aos diversos acontecimentos da vida de Cristo e sobretudo dos últimos dias, nisso entra a prisão de Jesus pelos soldados e quem entra na cena é Judas, ele entra na história como um traidor, mas ao mesmo tempo ele se deixa entregar. Então estamos diante da soberania do amor de Jesus”, explicou.
O arcebispo Metropolitano de Feira de Santana, Dom Zanoni Demettino Castro, destacou que é também um momento de reflexão sobre a salvação e libertação dos cristãos.
“Começamos a Semana Santa desde o Domingo de Ramos com a entrada solene de Jesus em Jerusalém, seguindo até os últimos passos de Jesus, e a Procissão do Fogaréu faz memória à cena da prisão de Cristo, que embora faça todo um processo legal, é de uma maneira, injustiçado. Nós somos chamados a seguir os caminhos de Jesus na expectativa da vitória sobre a morte”.