Feira de Santana

Procissão do Fogaréu emociona e renova a fé dos fiéis em Feira de Santana

Em Feira de Santana, a procissão se consolida como um dos principais atos da Semana Santa, envolvendo espiritualidade, história e identidade cultural.

18/04/2025 06h37
Procissão do Fogaréu emociona e renova a fé dos fiéis em Feira de Santana
Foto: Robson Nascimento

Na noite de quinta-feira (17), a tradicional Procissão do Fogaréu percorreu as ruas do centro de Feira de Santana, reunindo fiéis em uma das mais expressivas manifestações da fé cristã durante a Semana Santa. Com tochas acesas e passos firmes, os participantes rememoraram simbolicamente o momento bíblico da prisão de Jesus Cristo.

A caminhada teve início na Capela Nossa Senhora da Piedade, localizada no estacionamento da Santa Casa de Misericórdia. O cortejo passou por igrejas históricas da cidade, como a Igreja Senhor dos Passos e a Igreja dos Remédios, encerrando na Catedral Metropolitana de Santana.

O arcebispo metropolitano, Dom Zanoni Demettino Castro, destacou o simbolismo profundo do ritual e sua ligação com os ensinamentos de Cristo.

Foto: Robson Nascimento

“Estamos nesta semana intensa, seguindo os passos de Jesus, celebrando o centro da nossa fé. A tradição da provação do Fogaréu faz memória da prisão de Jesus. As tochas remetem aos soldados, mas também lembram que Jesus é a luz do mundo. Há essa ambiguidade: luz e trevas, céu e terra, recusa e seguimento. É um momento de refletir sobre a injustiça sofrida por Jesus, mas também sobre a luta diária do povo em sua caminhada de fé”, afirmou o arcebispo.

Dom Zanoni ainda refletiu sobre o significado da cruz para os católicos.

“Seguimos Jesus, não seguimos Barrabás. Seguimos o mestre, não os escribas e fariseus. O programa de Jesus é vida plena para todos. Ele veio anunciar boas notícias aos pobres e esse deve ser também o nosso programa de vida”.

Foto: Robson Nascimento

Entre os participantes estava Dimas Santana, fiel devoto que há anos acompanha a procissão ao lado da família. Ele falou sobre o sentimento que envolve o ato.

Foto: Robson Nascimento

“É uma gratidão. Uma caminhada de fé e esperança. Deus nos deu seu filho para nos salvar e morrer na cruz por nossos pecados. Participar disso é renovar essa gratidão por nossas vidas, famílias e pela cidade”, disse.

Seu Dimas também destacou o caráter familiar da tradição: “É de pai pra filho. Hoje venho com os netos. Eles ficaram na Paróquia do Senhor do Bonfim, mas já estão chegando. É uma promessa, uma tradição que passa pelas gerações”.

Foto: Robson Nascimento

Presente no evento, o deputado federal Zé Neto (PT) também compartilhou sua ligação com a Procissão do Fogaréu, que acompanha desde a juventude.

Foto: Robson Nascimento

“Desde os 16 anos não perco uma. Teve um ano em que eu estava em São Paulo, em um congresso. Na Quinta-feira Santa, me deu uma agonia. Peguei um avião, vim para Feira, participei da procissão e voltei no mesmo dia. Isso mostra o que essa celebração significa para mim”, relatou.

O parlamentar ainda reforçou a importância do momento para a fé e a convivência.

“É um momento de renovar a fé, de reflexão e também de encontro com a comunidade. É uma cultura da cidade, da nossa identidade. Que possamos seguir com mais amor, cuidando do outro e valorizando a dádiva que é a vida”.

Foto: Robson Nascimento

A Procissão do Fogaréu, que remonta à Idade Média, é realizada em diversos estados brasileiros e mantém viva a memória da paixão de Cristo.

Foto: Robson Nascimento
Foto: Robson Nascimento

*Com informações do repórter Robson Nascimento

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Nova diretoria da CDL Jovem de Feira de Santana toma posse com foco em inovação, formação e protagonismo empresarial

Nova diretoria da CDL Jovem de Feira de Santana toma posse com foco em inovação, formação e protagonismo empresarial

Durante a solenidade, os discursos reforçaram a importância do papel da juventude na...
Feira de Santana
Clínica Vero Serenità celebra dois anos com ampliação e novos profissionais

Clínica Vero Serenità celebra dois anos com ampliação e novos profissionais

A clínica, que nasceu com foco em odontologia e estética, agora abraça um conceito ainda...
Feira de Santana
Câmara de Feira homenageia três gerações da família Magalhães em sessão solene

Câmara de Feira homenageia três gerações da família Magalhães em sessão solene

As homenagens foram propostas em legislaturas anteriores