Feira de Santana

Príncipe africano visita o Mercado de Arte Popular de Feira

Ele discutiu ancestralidade e questões raciais

08/02/2023 16h26
Príncipe africano visita o Mercado de Arte Popular de Feira
Fotos: Jorge Magalhães

O Mercado de Arte de Popular (MAP) de Feira de Santana recebeu a visita ilustre de Rasheed Adewale Adefioye, ou Babá Adimula, príncipe da cidade de Ilê Ifé, capital do povo Yorubá na Nigéria, na manhã desta quarta-feira (8). Em visita ao estado baiano, a alteza busca discutir temas relacionados à ancestralidade e cultura do povo negro.

“A gente não precisa mais lembrar do passado e encontrar apenas tristeza, precisamos trazer informação para nossos netos, que colocam na cabeça deles que eles não possuem uma origem, mas possuem sim”, diz a alteza.

Segundo Adimula, é possível saber a origem ancestral a partir de características singulares. O sobrenome é uma dessas possibilidades, pois foi a partir dele que alguns dos colonizadores do passado classificavam e marcavam os povos africanos que foram escravizados.

A vinda do príncipe para Feira de Santana, e especialmente ao Mercado de Arte, foi estruturada pelo presidente do Moviafro, Val Conceição. Eles foram recebidos pela Chefe da Divisão de Apoio às Atividades Turísticas da Prefeitura de Feira, Graça Cordeiro.

“O objetivo principal de ter trazido o príncipe para Feira, em especial para o Mercado de Arte, foi fazer essa reconexão com nossa ancestralidade e com nossos antepassados. O MAP para gente é o espaço do centro da cidade com a maior história, que atrai turistas e visitantes, o mais adequado para essa visita”, pontua o presidente.

Babá Adimula participou como convidado do primeiro dia do Concurso Miss Afro Feira de Santana 2023, onde discutiu questões raciais e culturais.

*Secom PMFS

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Artistas revelam expectativas e novidades para a Micareta de Feira 2025

Artistas revelam expectativas e novidades para a Micareta de Feira 2025

Durante a solenidade, artistas que fazem parte da história da folia revelaram expectativas,...
Feira de Santana
Estrutura de Saúde na Micareta 2025 contará com unidades avançadas e ações preventivas, afirma secretário

Estrutura de Saúde na Micareta 2025 contará com unidades avançadas e ações preventivas, afirma secretário

A testagem rápida para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) também estará...
Feira de Santana
Arrastão pós-Micareta com Thiago Aquino segue indefinido, afirma prefeito José Ronaldo

Arrastão pós-Micareta com Thiago Aquino segue indefinido, afirma prefeito José Ronaldo

O prefeito declarou que a decisão ainda está em análise, sobretudo devido a questões...