Primeiro dia de aplicação do ENEM 2023 é marcado por movimentação intensa entre estudantes
Neste domingo (5) foram aplicadas provas de linguagens, ciências humanas e redação
A primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) foi aplicada neste domingo (5) para quase 4 milhões de candidatos de todo o Brasil. Em Feira de Santana, a circulação foi intensa entre escolas e universidades que estavam cotadas como locais de provas.
Neste primeiro dia, foram aplicadas as provas de linguagens e ciências humanas, além da redação, cujo tema foi “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”. Segundo o estudante Sávio Leal, o tema não era esperando, mas ele deu o seu melhor.
“Eu estou desde o começo do ano os assuntos que sempre dizem que vão ser cobrados, e é sempre bom estudar um pouquinho de cada um os temas. Coloquei em prática hoje e acho que deu tudo certo, espero o resultado agora”, afirma o estudante.
Ainda, Sávio aconselha a todos que querem realizar os próximos exames que se atentem aos estudos e sigam um bom cronograma.
A maior parte dos candidatos do Enem (mais de 1,8 milhão) já concluiu o ensino médio (48,2%), enquanto 1,4 milhão de inscritos devem concluir o segmento em 2023 (35,6%). Há ainda os alunos que ainda não concluíram o ensino médio e participam como treineiros, com o objetivo de testar conhecimentos.
A segunda aplicação acontece no próximo domingo (12)
*com informações de Rafael Leal