Polícia

PRF intensifica ações de segurança nas estradas devido ao aumento no número de acidentes

Das dez principais causas de acidentes registrados, nove foram atribuídas a falhas humanas.

16/01/2024 10h55
PRF intensifica ações de segurança nas estradas devido ao aumento no número de acidentes
Foto: Reprodução/PRF

A imprudência, desatenção e imperícia dos motoristas são os principais fatores de risco nas estradas, conforme levantamento da Associação Brasileira de Medicina do Tráfego, das dez principais causas de acidentes registrados, nove foram atribuídas a falhas humanas.

Na Bahia, dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF) — que levam em conta apenas os óbitos no local dos acidentes — apontam que nos dez primeiros dias de 2024, foram registrados 84 acidentes, resultando em 46 óbitos. No mesmo período do ano anterior, foram 112 acidentes, com 16 mortes. Ainda, este ano foi marcado por um acidente atípico em Caetité, que resultou em 25 óbitos.

Conforme a inspetora do departamento de Polícia Rodoviária Federal, Lívia Marcelino, as ações de fiscalização tem sido intensificadas.

“Todo planejamento da PRF é com foco em proteger a vida. Então, quando falamos em proteção das vidas, falamos em segurança viária, além do enfrentamento à criminalidade. E para fazer o planejamento voltado para a segurança viária, analisamos as ocorrências anteriores de acidentes sinistros, como é chamado hoje ‘sinistros graves’, para realizarmos esse planejamento com foco no que precisa realmente ser intensificado”, explica a inspetora em entrevista ao De Olho na Cidade.

Ainda, a profissional salienta que é importante ter cuidado com a manutenção dos veículos, especialmente antes de realizar viagens longas.

“É preciso levar em consideração o percurso que vai fazer, o horário de sair de casa, a velocidade que você tem que ter atenção para não exceder, mas também o cuidado com o veículo. Desde o cuidado mais elaborado, como levar numa oficina para fazer uma revisão,até um cuidado mais simples, mais do dia a dia, por exemplo, calibragem de pneu, que é algo muito simples e às vezes as pessoas não dão a devida atenção e traz no desdobramento acidente”, pontua.

A ultrapassagem em faixa contínua é uma das imprudências mais comuns que a PRF precisa combater. Conforme a inspetora, essa imprudência pode resultar na colisão frontal, um caso de ‘sinistro grave’.

*com informações do repórter Rafael Marques

Comentários

Leia também

Polícia
Suspeitos de matar jovem por gesto de facção são identificados

Suspeitos de matar jovem por gesto de facção são identificados

De acordo com a Polícia Civil (PC), os agentes estão realizando diligências para localizar...
Polícia
Polícia Civil prende homem condenado pela morte de bailarino do TCA

Polícia Civil prende homem condenado pela morte de bailarino do TCA

O acusado foi condenado por júri popular a 14 anos de prisão por homicídio e estava...
Polícia
Operação Hórus: três suspeitos são presos com arma de fogo e drogas em Jequié