PRF encerra Operação Descanso Legal na Bahia
Flagrantes de condutores de veículos pesados dirigindo sem o descanso obrigatório dispararam no estado.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Bahia finalizou, nesta sexta-feira (04), a Operação Descanso Legal, uma ação estratégica voltada à fiscalização do cumprimento da Lei, que regulamenta a jornada de trabalho e o tempo de descanso dos motoristas profissionais.
Iniciada no dia 26 de março, a operação com foco na preservação de vidas, mobilizou policiais de todo o estado que intensificaram a fiscalização nos trechos de maior criticidade com alta incidência de ocorrências de sinistralidade, especialmente causadas por fadiga, ausência de reação do condutor e uso de substâncias inibidoras do sono.
Durante os dias 10 dias da operação, as equipes foram extremamente atuantes e realizaram fiscalizações direcionadas, com uso de tecnologia e inteligência policial. As abordagens envolveram a inspeção de caminhões, especialmente a verificação das condições de motoristas, dos veículos e de documentos obrigatórios.
Entre as irregularidades mais registradas estiveram mau estado de conservação do veículo, falta de equipamentos obrigatórios, descumprimento do tempo de descanso do motorista, películas irregulares, falta do símbolo de acessibilidade (SIA), equipamentos obrigatórios inoperantes ou ineficientes e alterações no sistema de iluminação.
Os policiais também identificaram graves problemas de manutenção em caminhões, como pneus em péssimas condições e defeitos nos sistemas de freios. Entre as observâncias constatadas, estavam os tambores de freios avariados, a falta de lona, hastes e cuíca, componentes que permitem a frenagem em segurança. Em alguns casos, foi possível detectar também o escapamento ‘desviado’, fazendo com que os gases poluentes fossem lançados diretamente na atmosfera, o que aumenta a poluição e o nível de ruído.
As ações também incluíram atividades educativas e orientações presenciais a motoristas e representantes de empresas de transporte, com foco na conscientização sobre os riscos do cansaço ao volante e a importância da manutenção preventiva dos veículos.
*Por: ASCOM/PRF